
Caxias do Sul registrou, em setembro, a maior redução no número de roubo de veículos em 20 anos, segundo dados do Programa RS Seguro. Foram anotadas sete ocorrências deste tipo de crime ao longo do mês, o que confere uma diminuição de 77% em comparação ao mesmo período do ano passado. Na ocasião, foram registrados 30 casos.
A marca, que supera, inclusive, o recorde anterior de 11 roubos, registrados em julho deste ano, é resultado de um trabalho integrado das forças de segurança pública, como Polícia Civil (PC), Brigada Militar (BM) e Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). A prioridade, conforme as autoridades, é a prevenção de latrocínios, que são os roubos seguidos de morte.
Segundo a PC, a metodologia utilizada é a mesma dos últimos quatro anos, e tem demonstrado acerto através das reduções alcançadas, além de ser apontada pelo governo do Estado como destaque. As informações obtidas no sistema prisional, pela Susepe, e nas abordagens, pelo 4°BPChq e 12° BPM, são passadas em tempo real à Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco).
Em seguida, os dados são analisados de acordo com investigações em andamento e finalizadas, permitindo a identificação dos autores dos crimes e eventuais participações em organizações criminosas. Assim, são fundamentadas prisões preventivas, encaminhadas ao Poder Judiciário, com a análise do Ministério Público gaúcho.