Comportamento

Caxias do Sul é palco de estudo de medicamento para combater a Doença de Crohn

Caxias do Sul é palco de estudo de medicamento para combater a Doença de Crohn

O estudo VIVID-1 está avaliando se um medicamento experimental é eficaz na redução dos sintomas da doença de Crohn. O estudo, em Caxias do Sul, envolve aproximadamente 1,1 mil participantes que serão divididos inicialmente em três grupos diferentes (um que receberá o medicamento experimental, um que receberá um medicamento aprovado para a doença de Crohn para comparação e um que receberá placebo, também para comparação).

O VIVID-1, em andamento no Instituto de Pesquisa em Saúde da Universidade de Caxias do Sul (UCS), é dito como “estudo Fase 3, multicêntrico, randomizado, duplo-cego, controlado por placebo e comparador ativo, para avaliar a eficácia e a segurança do mirikizumabe em pacientes com Doença de Crohn ativa moderada a severa”.

O gastroenterologista e investigador principal do estudo, Dr. Jonathan Soldera (foto), explica que “a Doença de Crohn é uma doença autoimune do intestino, que tem um caráter genético. Ela tem alguns fatores que continuem para a doença: emulsificantes usados na indústria alimentícia em molhos, condimentos, bebidas açucaradas e micro-plásticos. A gente não sabe muito bem porque a doença é ativada, mas temos essas duas hipóteses neste momento”, salienta.

A necessidade de novas medicações para amenizar os efeitos da Doença de Crohn faz com que pesquisas e estudos no mundo todo ganhem novos adeptos a cada ano. “O tratamento é feito com imunossupressores e biológicos, que antagonizam alvos moleculares. Estes remédios têm efeitos colaterais, que são bem manejáveis, mas acabam perdendo eficácia ao longo dos anos. Por isso precisamos que remédios novos sejam desenvolvidos ao longo dos anos. Estamos participando deste estudo do mirikizumabe, com mais de mil pacientes no mundo todo. Sou responsável por atender os pacientes e a UCS tem uma estrutura muito boa no Bloco S. Além deste estudo, vamos participar de outros no futuro”, reforça Soldera.

Clique aqui – https://vivid1study.com/pt-br/veja-se-voce-e-elegivel/ e veja se você é elegível para o estudo.

Existe vida além da Doença de Crohn. Para participar você precisa ter entre 18 e 80 anos de idade. Para saber mais ligue para a equipe do Instituto de Pesquisas em Saúde da Universidade de Caxias do Sul pelo telefone (54) 3218 2737.

A doença
A doença de Crohn é uma doença inflamatória crônica do trato gastrointestinal. Ela pertence a um grupo de doenças conhecidas como doenças inflamatórias intestinais (Dis). Estima-se que as DIIs afetem 10 milhões de pessoas em todo o mundo. A doença de Crohn é mais frequentemente diagnosticada em adultos entre 20 e 30 anos de idade, e pode afetar qualquer parte do trato GI, mas comumente afeta a porção final do intestino delgado e o início do cólon. A inflamação do intestino, causada pela doença de Crohn, pode deixar segmentos normais entre os afetados pela doença.