Bento Gonçalves

Categoria da Enfermagem realiza manifestação pelo piso salarial em Bento Gonçalves

enfermagem
Foto: Mateus Resemini / Grupo RSCOM

Desde o início da manhã da quinta-feira (29), ocorre em Bento Gonçalves uma manifestação de profissionais da enfermagem contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), em suspender o aumento do piso salarial da categoria. A mudança, que havia sido aprovada pelo Congresso Nacional, foi suspensa por meio de uma liminar, pelo ministro Luís Roberto Barroso no último dia 4 de setembro.

O protesto, que teve início às 06h30min, reúne mais de 60 profissionais da área da enfermagem. Com o auxílio do Departamento Municipal de Trânsito (DMT), a manifestação ocupa uma das pistas da Rua Saldanha Marinho, área central do município. Segurando cartazes defendendo a categoria e com cânticos de ”Enfermeiros na rua, Barroso a culpa é sua”, os manifestantes expressam o descontentamento em relação à falta de valorização, visto que a profissão se enquadra nos serviços essenciais.

enfermagem
Foto: Mateus Resemini / Grupo RSCOM

Conforme o secretário geral do Sindicato dos Profissionais de Saúde do Rio Grande do Sul (Sindisaúde), Danilo Teixeira, a manifestação que ocorre em Bento Gonçalves já ocorreu em outros municípios. ”Dos municípios que compõem a base do Sindisaúde de Caxias do Sul, hoje está ocorrendo aqui em Bento Gonçalves. Essa manifestação é em prol da aplicação do piso nacional da enfermagem, que foi aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pela Presidência da República”, disse.

Teixeira ainda comenta que 50% do efetivo do Hospital Tacchini se faz presente no evento, mantendo contato com a unidade de saúde, para possíveis urgências. As manifestações devem durar até às 6h30min desta sexta-feira, com os presentes permanecendo no local. ”Para as urgências e emergências e todos os serviços para os pacientes da internação está mantida toda a assistência. Não temos nenhum fato até o momento que diga que não demos assistência”, afirmou a presidente do Sindicato dos Profissionais de Saúde do Rio Grande do Sul, Bernadete Giacomini.

Foto: Mateus Resemini / Grupo RSCOM
Foto: Mateus Resemini / Grupo RSCOM
Foto: Mateus Resemini / Grupo RSCOM