
O último dia do ano de 2018 ficará marcado na história de Jorge Castro, 39 anos, mais conhecido pela comunidade garibaldense como o comandante Castro, dos Bombeiros Voluntários de Garibaldi.
Vestido com a farda que o que acompanha há 11 anos, o bombeiro se despediu emocionado da instituição, que dirigiu por 2 anos e três meses como comandante, com o tradicional batismo de despedida realizado na corporação pelo filho João Gabriel, de 7 anos, e pelo colega e amigo, Ridan Villa.
Morador de Bento Gonçalves há 14 anos, Castro nasceu em Porto Alegre onde ainda na infância despertou o seu encanto pelos homens e mulheres que ao soar da sirene prontamente corriam para salvar vidas.
Ainda pequeno, o menino que não tinha onde ficar enquanto sua mãe trabalhava no Ipê, localizado em um prédio nas proximidades do quartel dos bombeiro da capital, tornou a corporação o seu lugar preferido para passar as tardes no turno inverso da escola. Logo, o garoto que queria saber tudo dos bombeiros passou a ser o “mascote” do grupo. E assim, iniciou uma trajetória de muita dedicação e amor.
Com muito orgulho de fazer parte da trajetória da entidade, conhecida na Serra Gaúcha pela agilidade e eficiência em resgates e primeiros socorros, Castro diz ter a honra de ter trabalhado com cada bombeiros que integra a instituição.
“Garibaldi é agraciada por ter pessoas do bem e dedicadas, que são os Bombeiros Voluntários. É uma entidade maravilhosa que vou levar para sempre na minha vida”, destaca.
Com tom de gratidão Castro explica que ser bombeiro é um sentimento, uma graça que Deus deu te poder estender a mão para o próximo.
“Nós não somos heróis, somos pessoas capacitadas e abençoadas por ter esse dom de ter coragem de ajudar em momentos de riscos inimagináveis”, ressalta.
O novo comandante dos Bombeiros de Garibaldi deverá ser divulgado nos próximos dias. O presidente, Daniel Pradella, é quem responde pela corporação até a definição do nome.
Acompanhe a mensagem de despedida do comandante Castro: