A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), por meio da subsecretaria de Gestão Ambiental e da Assessoria de Educação para a Sustentabilidade (Assea), entregou, na terça-feira (3), 24 casinhas para cães em Estrela. Os abrigos foram produzidos por apenados de seis presídios do Rio Grande do Sul, em uma parceria com a Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS).
Durante as últimas semanas, a Sema, por intermédio da Divisão de Políticas Públicas para Animais Domésticos (Dippa) e do Programa Voluntariado da Assea, tem realizado ações de resposta ao bem-estar de animais atingidos pelas enchentes, no auxílio aos municípios afetados pelas chuvas no Vale do Taquari. Entre as diversas demandas, identificou-se a necessidade de garantir o bem-estar dos pets das famílias abrigadas em alojamentos temporários.
As 24 casinhas foram doadas à prefeitura de Estrela e recebidas pelo vice-prefeito, João Carlos Schaeffer, que realizará a distribuição para a população atingida pelas enchentes do Vale do Taquari, conforme as necessidades de cada família.
A produção foi realizada por cerca de 25 pessoas privadas de liberdade dos presídios de Arroio do Meio, Encantado, Ijuí, Júlio de Castilhos, Montenegro e Sarandi. Os materiais usados para a confecção foram doados por empresas ou adquiridos pelos próprios agentes penitenciários.
Essa atividade é prática usual nos estabelecimentos prisionais. O trabalho desenvolvido tem finalidade educativa e produtiva, buscando a ressocialização dessas pessoas. Com a atividade laboral, os apenados têm redução de um dia de pena para cada três dias trabalhados.