A 8ª Zona Eleitoral de Bento Gonçalves ultima a convocação para treinamento dos mesários que atuarão no pleito deste ano. No total são 1132 componentes de mesa, 42 administradores de prédio e 40 membros da junta.
O trabalho dos mesários é indispensável para que as eleições aconteçam. Os nomeados pela Justiça Eleitoral precisam apresentar justificativa de pedido de dispensa com antecedência pois, a Justiça eleitoral já está com o calendário de treinamento definido.
A convocação se dá por e-mail para aqueles que disponibilizaram endereço eletrônico, pelo Correio ou por meio presencial no Cartório Eleitoral. O pedido de dispensa será analisado pelo Juiz que pode ou não ser aceito.
Ricardo Abreu, servidor da Justiça Eleitoral que chefia o
Cartório da 8ª Zona Eleitoral em Bento, chama atenção dos mesários para a leitura da convocação.
“Para o presidente e o primeiro mesário o curso é presencial. As datas de treinamento são dias 20, 22, 24, 25, 26 e 27 de setembro, momento em que os mesários receberão qualificação teórica e prática da operacionalidade do sistema”.
No dia do pleito, quatro pessoas atuam por mesa receptora com dispensa do secretário no segundo turno. O sistema possui um cadastro reserva de 25 pessoas e em caso de falta no dia do pleito, pessoas que estão na fila para votar podem ser nomeadas.
Ser mesário, além de ser um ato de cidadania, cada dia de atuação em treinamento ou no dia da eleição dá direito ao dobro em dispensa, além participação servir de critério de desempate em concurso público.