
A diretora do Cartório de Registro Civil de Farroupilha, Silvana Hart Schneider, comentou em entrevista ao Grupo RSCOM sobre os números do órgão neste ano de 2021. O Cartório é responsável pelos registros de nascimento, óbitos, casamentos e divórcios realizados na cidade, entre outras atribuições.
Com relação aos nascimentos, em 2021 houve 776 novos farroupilhenses. O número é mais baixo que em 2020, quando houve 802 nascimentos. Conforme o Portal da Transparência do Registro Civil o nome mais registrado em Farroupilha para os bebês foi Miguel, seguido por Arthur, Helena, Gabriel e Cecilia.
Já os casamentos aumentaram na cidade, neste ano foram 253 uniões, frente aos 202 registros de 2020. Os divórcios e separações também apresentam queda, de 153 no ano passado, para 133 neste ano.
O número mais preocupante é o de óbitos, com um aumento de cerca de 25% neste ano. Se em 2020 foram registrados 408 óbitos na cidade, Silvana diz que em 2021 foram 512 registros. Ela argumenta que os reflexos da pandemia pode ser uma das razões.
“É difícil dizer o porque, mas o que nos leva a crer é que em função da pandemia as pessoas deixaram de se preocupar com outras doenças. Houve um cuidado com a Covid, mas as pessoas não foram tanto ao médico por outras problemas. Não podemos afirmar, mas pode ser um indicativo para ser levado em conta”, disse.
Silvana também informou que o Cartório estará aberto até a quinta-feira (30), e retorna com seu atendimento normal na segunda-feira (03). Porém, para os registro de óbitos, haverá um plantonista realizando o atendimento.