O projeto do carro elétrico voador é da empresa Alef Aeronautics, que vai oferecer um eVTOL que pode rodar normalmente ou então voar sobre o trânsito caótico das grandes cidades. Em junho de 2023, a Alef Aeronautics recebeu uma Certificação de Aeronavegabilidade Especial limitada da FAA para testes de voo. Esta é a primeira vez que um eVTOL rodoviário recebe aprovação legal do governo dos EUA para voar.
Por definição, um eVTOL é uma aeronave elétrica capaz de fazer decolagem e pouso vertical, caracterizadas pela capacidade de fazer deslocamentos curtos em ciclo urbano com baixo custo, com sistema de propulsão que o faz parecer um grande drone.
O Alef Model A pode levar 2 passageiros. Rodando na estrada, a velocidade máxima é de 40 km/h, mas a velocidade de cruzeiro ainda não foi divulgada. Com o tamanho de um carro tradicional, o modelo voador pode rodar por até 322km ou voar por até 177km.
Para voar, a fuselagem gira durante a decolagem e aterrissagem, transformando-se em um biplano de asa quadrada. A cabine suspensa garante estabilidade para os passageiros. A suspensão no ar é resultado do uso de oito hélices e motores elétricos, com radares de detecção de tráfego aéreo e prevenção de acidentes, além de paraquedas balístico
Durante o vôo, o design inovador do veículo permite que a carroceria do carro gire vertical e perpendicularmente à cabine. Então, um lado da carroceria do carro se torna a asa superior e o outro lado se torna a asa inferior. Quando em vôo direto, a aeronave se transforma em um biplano de asa quadrada. A cabine é suspensa, o que mantém os passageiros estáveis durante todas as partes do vôo.
Já no início de 2023, a Alef aceitou pré-encomendas reembolsáveis de mais de 400 unidades do carro elétrico voador a um custo de US$ 150,00 para estarem na fila geral ou US$ 1.500,00 para a fila prioritária. A empresa espera vender o Model A por US$ 300.000,00 cada, com a primeira entrega prevista para o final de 2025.
Especificações do carro elétrico voador Alef A aVTOL:
- Tipo de aeronave: Veículo de design conceitual de passageiros eVTOL dirigível em estrada
- Pilotagem: 1 piloto (pilotagem autônoma quando disponível)
- Capacidade: 1 passageiro
- Velocidade de cruzeiro (ar): Desconhecida
- Velocidade de cruzeiro (estrada): 25 mph (40 km/h)
- Alcance (ar): 110 m (117 km)
- Alcance (estrada): 200 m (322 km)
- Carga útil máxima: 200 lb (91 kg)
- Hélices: 8 hélices
- Motores elétricos: 8 motores elétricos
- Fonte de energia: Baterias
- Fuselagem: Composto de fibra de carbono
- Janelas: Cockpit giratório com janelas que permitem visibilidade frontal, esquerda, direita, traseira e superior
- Trem de pouso: 4 rodas automotivas
- Recursos de segurança: Propulsão Elétrica Distribuída (DEP), proporciona segurança por meio de redundância para seus passageiros e/ou carga. DEP significa ter múltiplas hélices (ou ventiladores canalizados) e motores na aeronave, portanto, se uma ou mais hélices (ventiladores canalizados) ou motores falharem, as outras hélices (ou ventiladores canalizados) e motores em funcionamento poderão pousar a aeronave com segurança. Existem também redundâncias de componentes críticos nos subsistemas da aeronave. A aeronave possui tecnologia de detecção e prevenção. A aeronave possui redundância em todos os principais componentes da aeronave. A aeronave possui um pára-quedas balístico de emergência completo.