Dados atualizados da Secretaria Municipal da Saúde mostram que, atualmente, Carlos Barbosa registra 0% de hospitalizações relacionadas a Covid-19 tanto em enfermaria como em leitos de UTI. Desde 14 de março não são constatados pacientes em enfermaria e desde 13 de março, em leitos de UTI. Também foram registrados apenas 12 casos confirmados atualmente.
A Secretaria também registra a diminuição nos atendimentos relacionados a Covid-19 nas unidades de saúde pública e relata que, em casos necessários de atendimentos, os mesmos se mantém sendo feitos em local separado aos demais pacientes do Centro de Saúde.
A campanha de vacinação segue acontecendo em vários dias da semana, tanto para adultos quanto crianças, resultando em dados positivos na população adulta, estimada em 24.356 pessoas, com esquema vacinal completo em 83,8%. Junto a isso, sempre que possível, são feitas campanhas de conscientização para que a população continue colaborando para a diminuição de casos.
Dados atualizados da Secretaria Municipal da Educação apontam que, as escolas também não registraram nenhum caso positivo tanto de professores como de alunos e funcionários e estão seguindo normalmente com as aulas, obedecendo as condutas do Governo do Estado.
Diante destes dados e considerando a situação controlada da pandemia no município, através do Decreto nº 3.859, de 11 de Março de 2022, o uso da máscara de proteção individual passou a ser facultativo em todo o município a partir da sexta-feira, 11, para todas as faixas etárias, em locais abertos ou fechados, sendo de responsabilidade do cidadão ou seu responsável, seguir utilizando a máscara.
O uso da máscara permanece obrigatório tanto para trabalhadores da saúde como para pacientes, acompanhantes ou visitantes, em todos os estabelecimentos públicos e privados de saúde, incluindo farmácias e laboratórios clínicos.
Além disto, a recomendação do uso da máscara segue para imunossuprimidos, imunodeprimidos, portadores de doenças crônicas, pessoas com comorbidades, gestantes, idosos e pessoas que ainda não tenham o esquema vacinal completo e pessoas confirmadas para Covid-19 ou com suspeita devem permanecer fazendo o uso da máscara de proteção individual, durante o período da transmissão.
O prefeito Everson Kirch ressalta que essa posição poderá ser revista se os números voltarem a preocupar “temos a consciência que todos os cuidados foram tomados e observados pela população barbosense quando assim solicitado em relação aos protocolos de saúde mas, estamos sempre alertas para as próximas semanas e vamos ver como tudo se porta em relação a Covid”, disse Kirch.