A prefeitura de Carlos Barbosa emitiu um alerta sobre a dengue. A Secretaria Municipal da Saúde através do setor de Vigilância Ambiental do município informam a população para os cuidados que devemos ter para prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika Vírus, Chikungunya e Febre Amarela.
A dengue é uma doença cujo período de maior transmissão ocorre no verão, devido aos fatores climáticos favoráveis à proliferação do mosquito em ambientes quentes e úmidos. Manter a higiene dos locais e evitar a água parada é a melhor forma de prevenção, por isso, é essencial a participação consciente e diária de toda a população.
Abaixo, listamos alguns cuidados simples e que são muitos eficientes no combate ao Aedes aegypti:
– Tampar os tonéis e caixas d’água;
– Manter as calhas sempre limpas;
– Deixar garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
– Manter lixeiras bem tampadas;
– Manter ralos limpos e com aplicação de tela;
– Eliminar pratos de vasos e plantas;
– Limpar os potes de água dos animais com bucha ou escova;
– Retirar a água que possa se acumular atrás da máquina de lavar roupas;
– Cobrir e realizar a manutenção periódica de áreas de piscinas e hidromassagens;
– Limpar ralos e canaletas externas;
– Deixar lonas usadas para cobrir objetos bem esticadas, evitando assim, a formação de poças d’água;
– Atenção para as plantas bromélia, babosa, entre outras que possam acumular água.
Governo do Estado realiza reunião para criar estratégias contra a dengue
Para sensibilizar e mobilizar gestores, profissionais de saúde e a população do Rio Grande do Sul com relação à necessidade de combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e Zika vírus, a Secretaria da Saúde (SES) realizará o evento “Estratégias de Enfrentamento ao Aedes e às Doenças por Ele Provocadas 2023″ na quarta-feira (18/1), às 14h.
O evento ocorrerá no auditório da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), em Porto Alegre. Também haverá transmissão online pelo canal do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) no YouTube.
Conforme o painel de casos de dengue no Rio Grande do Sul, neste ano, até 16 de janeiro, já foram notificados 146 casos, sendo seis confirmados (dois havendo necessidade de internação em UTI), 20 descartados e 120 em investigação. Em 2022, houve 66.779 casos de dengue confirmados e 66 mortes decorrentes da doença.