Comportamento

Caravaggio terá 1ª Romaria das Pessoas com Deficiência em Farroupilha

O casal Adami em uma das dezenas de peregrinações de que participaram 
Crédito – Acervo pessoal
O casal Adami em uma das dezenas de peregrinações de que participaram Crédito – Acervo pessoal

O calendário das manifestações de fé devotadas à Nossa Senhora de Caravaggio será ampliado este ano. No dia 15 de maio, um domingo, com início às 14h, acontece a 1ª Romaria das Pessoas com Deficiência ao Santuário de Caravaggio, em Farroupilha.

Serão duas as opções de ponto de saída para os devotos, ambas na Rodovia dos Romeiros: diante do Aronto Atendimento da Unimed, em um trajeto de 4,1 quilômetros do Santuário; e no trevo para o acesso secundário a Caravaggio, com uma caminhada de 1,5 quilômetro até a chegada. A escolha pelo local de partida fica a cargo de cada participante, de acordo com seu nível de limitação.

Para as 16h30min, está prevista bênção ecumênica no Santuário. Em caso de chuva, a programação será transferida para a tarde do domingo seguinte, dia 22, com começo também às 14h.

A Romaria foi idealizada por uma dupla de peregrinos moradores em Caxias do Sul, o empresário Gilberto Adami e o engenheiro agrônomo aposentado Antonio Carlos Potrich, este pessoa com deficiência (PcD). Adami comentou sobre como surgiu a ideia.

“A ideia surgiu no Encontro Nacional de Peregrinos (Enap), em novembro de 2021, em Aracaju, quando, empolgados com as palestras sobre peregrinações e caminhadas, nos desafiamos a fazer uma romaria até o Santuário de Caravaggio, em Farroupilha, com o diferencial de ser voltada ao público PcD”, diz Adami.

Ele relata que, daí em diante, com a colaboração das esposas, professoras aposentadas Maria Ester Adami e Ilma Neumann Potrich, partiram para a organização do evento. O empresário é vice-presidente da Associação dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela do Rio Grande do Sul (Acasargs), promotora da 1ª Romaria das Pessoas com Deficiência ao Santuário de Caravaggio. A esposa dele, Maria Ester, é secretária da entidade.

Para promover a iniciativa, os organizadores farão, nos pontos de saída da caminhada, a entrega de camiseta e de kit da Romaria aos cem primeiros inscritos para o evento.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail [email protected] ou através de QR Code constante dos materiais de divulgação impressos e dos publicados nas redes sociais.

A 1ª Romaria das Pessoas com Deficiência ao Santuário de Caravaggio conta com o apoio das prefeituras municipais de Farroupilha e de Caxias do Sul e de Tecmobili Cadeiras de Rodas, Semearhis (startup de relacionamento humano especializada em pessoas com deficiência) e Associação Municipal de Deficientes Físicos de Farroupilha (Amdef). O evento também tem o patrocínio de Sicredi Pioneira.