
Durante a manhã desta segunda-feira (28), a Associação Riograndense de Proteção Animal (ARPA) foi acionada para resgatar uma capivara no bairro São Roque, em Bento Gonçalves. Na ocasião, o roedor macho surpreendeu a quem passava pelo local pois o avistamento em regiões urbanas não é comum e poderia causar algum acidente caso fosse para pista de veículos da movimentada avenida São Roque.
Após ser flagrada nas proximidades de uma empresa na Avenida São Roque, os funcionários acionaram a ARPA para ir até o local e resgatar a visitante. A ação ocorreu uma vez que a região tem alto fluxo e a capivara poderia correr para rua e ser atropelada ou causar algum acidente.
Com o uso de uma caixa para transporte a capivara foi capturada. Após ser constatado que o animal não estava lesionado, ele foi liberado em uma área na região interiorana de Santa Tereza.
Época de aumento nos resgates e avistamentos
Conforme Jorge Acco, funcionário da ARPA, durante a primavera e verão, os animais acabam se movimentando mais em virtude da época de acasalamento, e, por isso, atropelamentos e avistamentos de espécies exóticas acabam sendo mais frequentes.
Nos últimos dias um veado foi recolhido no interior de Bento Gonçalves após ser atropelado. O animal não teve lesões e logo foi liberado na natureza. Um cachorro do mato também precisou ser atendido pela ARPA após um atropelamento. Este foi encaminhado ao veterinário e, quando receber alta, será devolvido ao seu habitat natural.