Eleições

Entrevista Grupo RSCOM: Candidato ao Senado, General Hamilton Mourão apresenta suas principais propostas

Candidato ao Senado Federal, General Hamilton Mourão apresenta suas principais propostas - Foto Marcelo Camargo Agência Brasil
Candidato ao Senado Federal, General Hamilton Mourão apresenta suas principais propostas - (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Nesta terça-feira (6), dando seguimento a série de entrevistas com os candidatos ao Senado Federal pelo Rio Grande do Sul, o Grupo RSCOM entrevistou o General Hamilton Mourão (Republicanos). Dessa forma, o principal enfoque das entrevistas são as propostas dos candidatos para as regiões metropolitanas da Serra Gaúcha e Grande Porto Alegre, além dos principais temas que abrangem o estado, como economia, infraestrutura e saúde.

Durante a entrevista, o General, que hoje ocupa o cargo de vice-presidente da República, falou sobre o Sistema Único de Saúde. Ele apresentou sua experiência como gestor do plano de saúde do exército, falou sobre a necessidade de investimentos, além do uso da tecnologia na área da saúde por meio da telemedicina.

“É importante que aqueles que estamos acompanhando entendam que a saúde, ela é um mercado, vamos chamar assim complicado, porque ela tem quatro atores e todos os atores têm os seus desejos e querem o melhor que é, obviamente, o paciente, o médico, o hospital e o plano de saúde. E, no caso, é o SUS, então, o governo também está inserido nesse pacote. Nós precisamos de uma gestão mais eficiente. Eu fui gestor do plano de saúde do nosso Exército, enfrentei alguns problemas, tipo compras que eram defasadas. Então, tem que haver um controle efetivo usando hoje a tecnologia da informação. Nós temos plataformas de inteligência artificial que são capazes de melhorar esse gerenciamento. Precisamos de uma distribuição melhor dos profissionais de saúde aqui no nosso estado. No Rio Grande do Sul, principalmente na metade Sul, nós temos municípios que são extremamente carentes de profissionais de saúde. E, principalmente, avançar no uso da telemedicina”.

Ainda assim, serão entrevistados todos os candidatos com representatividade na Câmara Federal, conforme determina a legislação eleitoral. O cronograma foi determinado por ordem alfabética.

Confira a entrevista com Hamilton Mourão