Nesta quinta-feira (1º), o Grupo RSCOM deu início a uma série de entrevistas com os Senado Federal pelo Rio Grande do Sul. Serão entrevistados todos os candidatos com representatividade na Câmara Federal, conforme determina a legislação federal. O cronograma foi determinado por ordem alfabética, e o primeiro a ser recebido no Jornal da Manhã da Jovem Pan Serra Gaúcha foi Airto Ferronato (PSB).
Dessa forma, o principal enfoque das entrevistas são as propostas dos candidatos para as regiões metropolitanas da Serra Gaúcha e Grande Porto Alegre, além dos principais temas que abrangem o estado, como economia, infraestrutura e saúde. Durante a entrevista, o candidato Airto Ferronato falou sobre a saúde pública no estado, com exemplos de hospitais em Caxias do Sul e Porto Alegre que ameaçaram encerrar parte dos atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“O nosso governo tem apresentado propostas, muitas propostas com relação à saúde. Dentre outras, vou citar apenas uma, a eliminação, a redução da fila de espera no SUS. O SUS é um exemplo para o mundo de como se financiar a saúde no Estado, e não no país. A questão nós temos no SUS, cada vez com mais atribuições e mais demandas. E com um quase congelamento do repasse de recursos. Nós precisamos via União, aumentar o repasse de recursos SUS nos nossos estados, e nossos municípios. E isto isto é uma questão primeira, de qualquer governo e nós lá no Senado estaremos trabalhando no aumento do repasse”, comentou ao citar projetos alinhados com o candidato ao Governo do Rio Grande do Sul Vicente Bogo (PSB).