Campanha de Ampliação da Vacinação contra a Febre Amarela, em Caxias do Sul, segue até esta sexta-feira (31). A ação tem como público-alvo pessoas de nove messes a 59 anos anos que não foram imunizadas em outros momentos. Após essa data, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) retomam à rotina habitual, com a aplicação dessa vacina uma vez por semana.
Dessa forma, até sexta as UBSs Ana Rech, Eldorado, Criúva, Fazenda Souza, Santa Lúcia do Piaí, Vila Cristina, Vila Oliva e Vila Seca têm a aplicação da vacina durante toda a semana das 8h às 16h. A medida foi tomada após a confirmação de um caso de Febre Amarela em um bugio, que foi localizado morto em Parada Cristal, na divisa entre os territórios de abrangência das UBSs Ana Rech e Eldorado. Não houve a confirmação de outros casos da doença.
Febre Amarela
Nos ambientes rurais, a Febre Amarela é transmitida pelo mosquito Haemagogus, que vive em ocos de árvores, buracos de pedras, bromélias, ou seja, em locais de difícil controle. Já nas áreas urbanas, quem transmite a febre amarela é o Aedes aegypti, mesmo vetor da dengue.
Neste caso, é essencial eliminar pontos com água parada para frear a reprodução do mosquito, pois é nesses locais que o Aedes deposita seus ovos. Ou seja, a prevenção é a mesma adotada para prevenir a proliferação do mosquito da dengue: limpar os pátios de casas e empresas, eliminando quaisquer recipientes que possam acumular água.