Criada como forma de celebrar os 40 anos do Grupo RSCOM, a campanha Bondade na Veia, em parceria com o Hemocentro de Caxias do Sul, segue até o final de abril. Uma maneira de manter a comunidade da Serra Gaúcha unida com as emissoras da empresa, além de ser um ato de solidariedade.
Desde o ano passado, são realizadas diversas atividades com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue. Mesmo assim, os estoques seguem baixos, o que se torna fundamental o apoio da comunidade em ações como a Bondade na Veia. Há 25 anos o Hemocentro é um dispositivo do Sistema Único de Saúde (SUS) que garante o direito a segurança transfusional para toda a comunidade da Serra Gaúcha.
“Todos nós temos o direito garantido pelo SUS de acessar hemocomponentes ágil, de qualidade e seguro sempre que for preciso. Eu brinco que é como seguro de carro, é melhor não precisar usar, mas se precisar é melhor ter. Mas, para ter depende desse pacto solidariedade coletiva da comunidade consigo, porque os beneficiários somos nós”, destacou o assistente social do Hemocentro, Rafael Moreira.
Dessa forma, o Hemocentro atende a 49 municípios da região por meio dos hospitais que possui parceria. Conforme Moreira, também são realizadas ações nas cidades para motivar comunidade serrana a realizaram a doação de sangue. Ele também destacou que um única doação pode salvar até quatro vidas.
Para realizar a doação de sangue e, ao mesmo tempo participar da campanha Bondade na Veia, basta chegar no Hemocentro e informar o código “250”, que automaticamente será um contribuinte. Já em Porto Alegre o número é “475”.
“É rápido e fácil, então é importante que as pessoas venham. Além de fazer o bem que é o mais importante, essa campanha também veio de encontro. A gente sabe que o Hemocentro precisa de sangue, então venham para cá, um gesto de bondade, bondade na veia”, destacou o coordenador de eventos do Grupo RSCOM, Emílio Nunes.
Vale lembrar que alguns pré-requisitos devem ser seguidos para realizar a doação de sangue: estar bem de saúde; pesar mais de 50kg; dormir no mínimo seis horas na noite anterior; não estar em jejum; evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação; não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores; não fumar pelo menos duas horas antes; ter idade entre 18 e 69 anos. Ainda assim, jovens de 16 e 17 anos devem levar autorização escrita e documento dos responsáveis.