O processo eleitoral para eleger representantes do Conselho Tutelar ocorre de forma unificada e escolherá mais de 30 mil novos conselheiros tutelares no país. A próxima etapa da Eleição do Conselho Tutelar, gestão 2024/2027, será a campanha, que iniciará no dia 19 de agosto e seguirá até o dia 27 de setembro. A eleição acontecerá no dia 1º de outubro, das 8h às 17h. A comissão divulgará nos próximos dias o local de votação.
A reportagem entrou em contato com a presidente do Comdica de Flores da Cunha, Thayrine Naffin. Ela falou sobre o cronograma do processo eleitoral e sobre o motivo de anulação das questões da prova, realizada julho. “No dia 30 de julho tivemos a etapa da prova de conhecimentos específicos. Com o resultado, foi verificado que dois candidatos não alcançaram a nota 7, assim, conforme cronograma, os candidatos tiveram prazo para apresentar recurso, caso desejassem”, disse Thayrine.
Ainda conforme a presidente do Comdica, um candidato apresentou recurso e a comissão e a assessoria especializada da Eleição do Conselho Tutelar analisaram. O recurso foi aceito e a comissão decidiu por anular quatro questões da prova e atribuir a pontuação a todos os candidatos. Desta forma, a nota final de todos os candidatos sofreu alterações. “Todas as etapas da eleição, bem como prazos de recurso, estão previstas no edital retificado 002/2023 e cronograma publicados no site da prefeitura, na aba do Conselho Tutelar. O andamento da eleição está de acordo com a lei vigente do Comdica e resolução 03/2023 e resolução 231 do Conanda”, explicou.