O monitoramento já é feito por duas câmeras instaladas em Galópolis. A finalidade é acompanhar a situação das encostas prejudicadas em virtude dos deslizamentos ocorridos nos últimos dias. Os deslizamentos causaram a morte de sete pessoas e deixaram uma ainda desaparecida.
De acordo com o Secretário de Segurança Pública e Proteção Social de Caxias do Sul, Paulo Roberto Rosa da Silva, o principal foco é controlar a movimentação das encostas através de um acompanhamento 24 horas por dia:
“Tomara Deus que não aconteça nada de mais grave. Qualquer movimento, as imagens são muito boas, vão colaborar com todo o sistema que está sendo feito. É uma outra ferramenta, não que tenha a solução como um todo, mas uma tecnologia com o objetivo de dar essa colaboração em tudo que tem sido feito”, explicou o chefe da pasta.
Diversos órgãos ligados ao governo estiveram presentes acompanhando a instalação, realizada nesta terça-feira (07). O equipamento tem ligação direta com Centro Integrado de Operações de Caxias do Sul (CIOp).
O Exército está atuando diariamente para levar segurança aos moradores da comunidade de Galópolis. Em caso de movimentação detectada pelas câmeras, a orientação é de evacuação dos moradores:
“A principal orientação vai ser que as pessoas evacuem o local para que não aconteça um mau maior, mas a princípio naquele local que existe a probabilidade (de movimentação) todas as pessoas foram orientadas a não voltar para casa”, afirmou o secretário.
Rompimento controlado de encosta ocorre nesta quarta-feira (08)
Um serviço de perfuração no Morro da Antena, na encosta superior do bairro, onde uma fenda se abriu no solo será realizado nesta quarta-feira (08), com o acompanhamento de geólogos e engenheiros. Posteriormente na área serão colocados os dinamites. A detonação também está prevista para o dia de hoje.