Caxias do Sul

Câmara Municipal de Caxias do Sul completa 130 anos de atuação

CAXIAS DO SUL
(Foto: Divulgação/Câmara de Caxias do Sul)

A programação alusiva aos 130 anos da Câmara Municipal de Caxias do Sul que teve início nesta segunda-feira, dia 26, a mesma data de 1892, quando era instalado o primeiro Conselho Municipal da Vila de Santa Teresa de Caxias, o qual, à época, possuía as funções de poder Legislativo. Na ocasião, tomaram posse os sete conselheiros (como eram chamados os vereadores), eleitos pelo voto direto no ano anterior. No início da semana foi descerrada uma placa com os nomes de todos os atuais vereadores e servidores da Casa.

De acordo com a presidenta da casa, Denise Pessoa, ao longo dessas 13 décadas de história, muitos funcionários se dedicaram, o que tornou efetivo o próprio trabalho de cada vereador. “O Parlamento reflete a maior diversidade da democracia. Atualmente, contamos com a maior bancada feminina da trajetória do Legislativo caxiense, com cinco vereadoras (Denise Pessôa, Estela Balardin, Gladis Frizzo, Marisol Santos e Tatiane Frizzo). Temos espaço ao contraditório e muito a avançarmos, para fortalecermos o sistema democrático”, enalteceu a vereadora Denise.

Às 18h de 26 de setembro de 1892, portanto, assumiram os sete conselheiros municipais, eleitos pelo voto direto: Ernesto Marsiaj, Hugo Luciano Ronca, Romano Lunardi, Agapito Conz, Salvador Sartori, Ângelo Chitolina e Benjamin Cortes Rodrigues. Em seu primeiro ano de funcionamento, o Conselho Municipal aprovou leis que regulamentaram a organização e o funcionamento dos poderes Executivo e Legislativo, como a Lei Orgânica do Município e o Regimento Interno da Casa.

No presente, o Legislativo caxiense conta com 23 vereadores titulares, eleitos pelo voto direto e distribuídos entre 13 bancadas partidárias. No total, são 35 servidores de provimento efetivo e 77 funcionários de cargo em comissão (CC), além de 30 estagiários e outros terceirizados.

O ato desta manhã também marcou a abertura de uma exposição, instalada no Espaço Cultural Mário Crosa, com objetos que recordam a história da Câmara Municipal e mostram a sua evolução. A visitação é aberta ao público e ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.

Além da presidenta Denise Pessôa, prestigiaram o descerramento da placa comemorativa e o início da mencionada mostra historiográfica os vereadores Alexandre Bortoluz, Elisandro Fiuza, Estela Balardin, Maurício Scalco, Renato Oliveira (o parlamentar decano desta XVIII Legislatura, quando cumpre o seu 6º mandato consecutivo), Sandro Fantinel e Zé Dambrós, e o chefe de Gabinete do Prefeito, Cristiano Becker da Silva, com o diretor-geral da Casa, Ricardo Barazzetti, o chefe da Assessoria de Comunicação Social, Gabriel Lain, a diretora Administrativa, Taiane Pozzi, a diretora Legislativa, Eliana Tedesco, e funcionários, estagiários e terceirizados.

Confira a sequência da Semana do Legislativo

Quarta-feira (28/09)

Após a sessão ordinária, ocorre o descerramento da foto do ex-presidente da Câmara Municipal vereador Velocino Uez, na Galeria dos Presidentes. O parlamentar comandou o Poder Legislativo em 2021 e, atualmente, é o segundo vice-presidente da Mesa Diretora de 2022.

Quinta-feira (29/09)

A semana se encerra com o corte de torta comemorativa e felicitações ao Poder Legislativo, junto ao Espaço Cultural Mário Crosa. No dia, também acontece uma visita especial do projeto “A Casa é Sua” com alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Lúcia, quando será entregue um material especial para que os estudantes conheçam um pouco mais sobre o Parlamento.