Bento Gonçalves

Câmara de vereadores de Bento Gonçalves homenageia Aprovale por seu 25 anos

Ocasião serviu para reafirmar a vocação do distrito e necessidade de implantação de mais parreiras de viníferas na primeira zona de DO no Brasil

Câmara de vereadores de Bento Gonçalves homenageia Aprovale por seu 25 anos

Christofoli é vereador licenciado para responder pela Secretaria de Agricultura e ainda assim fez o discurso em homenagem à Associação, destacando que foi a partir da ideia criada com seis vinícolas apenas, que o Vale foi obtendo cada vez mais destaque como destino turístico e sobretudo como primeiro terroir com Denominação de Origem no Brasil. Também prestigiando o evento, o prefeito Diogo Siqueira fez seu preito de gratidão aos empreendedores daquela região e prometeu apoio às iniciativas que solidifiquem cada vez mais o terroir como destino turístico e de plantio de viníferas.

Neste sentido a administração municipal tem no forno um projeto de lei que deve sair nos próximos dias, de incentivo à implantação de novas parreiras de uvas viníferas no município. Por ele, conforme adiantou ao Leouve o Secretário Christofoli, cada agricultor dever receber incentivo em horas/máquina para a implantação de parreiras, isto limitado a dois hectares por produtos. A meta ambiciosa é conseguir incrementar 500 hectares de parreiras no município.

Fotos: Assessoria de imprensa

O próprio presidente da Aprovale, Sandro Valduga (Terragnolo) defende esta ampliação de área plantada. Em seu discurso de agradecimento pela homenagem lembrou que é preciso estar atento aos empreendimentos que estão planejados no Vale. Ele quer que uva e vinificação sejam priorizados e que não é possível destinar mais áreas a loteamentos. “Hoje temos apenas 379 hectares com parreiras implantadas. Há espaço para crescer dentro da área total demarcada como Denominação de Origem, que totaliza 1.840, hectares.

O Vale dos Vinhedos é habitado por 300 famílias e tem cerca de 100 empreendimentos comerciais, agrícolas e agroindustriais em funcionamento.

A solenidade teve o prestígio de parte dos vereadores, de membros da diretoria e pelo ex-presidente da Aprovale, Jaime Milan.