Ao longo do ano de 2022, diversas ações da causa animal foram feitas em Bento Gonçalves. No primeiro semestre, a gestão municipal já realizou 2154 castrações. As equipe realizaram ainda duas feiras de adoção, possibilitando que animais resgatados encontrassem um novo lar.
Nos últimos dias, as equipes do Samu Pet encontraram uma cadela que estava perdida. O animal, que recebeu o nome de Lola, havia sido castrado em outra ocasião. Junto a cirurgia, ela recebeu um microchip. Este equipamento auxiliou em sua posterior identificação.
Como funciona o sistema de castrações em Bento Gonçalves
As equipes responsáveis vão até os bairros e lá conversam com os tutores dos animais, fazendo a recolha e encaminhamento à clinica veterinária. Animais de rua também são recolhidos e após tratamento, são levados para adoção.
De acordo com as equipes, cães e gatos também foram resgatados de situações de maus tratos ao longo do ano. Logo depois do tratamento veterinário, são castrados e recebem um microchip. Em caso de abandono ou fuga do animal, é possível saber quem é o proprietário.
Desde que foi inaugurado, o Samu Pet já realizou cerca de 56 atendimentos de urgência e emergência, alcançando animais vítimas de maus-tratos ou atropelamentos. Mais de 70 animais foram adotados nas feiras de adoção, realizadas na Via del Vino, em Bento Gonçalves.