A prefeitura de Caxias do Sul registrou nesta quinta-feira (26), o furto de busto de Duque de Caxias. A peça que homenageava o homem que deu origem ao nome da cidade foi levada do patrimônio da praça Dante Alighieri.
Conforme informações da Secretaria de Segurança da cidade, as imagens das câmaras de monitoramento da Guarda Municipal revelaram que o furto ocorreu por volta das 3h43min da madrugada do último dia 17.
De acordo com o secretário municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SMPPS), Paulo Roberto da Rosa, pelo mau tempo daquela noite, as imagens são pouco claras. Mesmo assim, foram encaminhadas à Polícia Civil, que investiga o caso.
“Fizemos o registro e estamos colhendo informações para repassar à Polícia Civil, juntamente com as imagens. Mas precisamos da ajuda da comunidade para encontrar o busto, que é um símbolo da cidade”, argumenta o secretário.
Quem tiver informações sobre a imagem roubada pode telefonar para o 153, telefone da Guarda Municipal.
Patrimônio
No dia 19 de novembro de 1959, nas comemorações do Dia da Bandeira, o Monumento ao Duque de Caxias foi inaugurado na Praça Dante Alighieri, na época denominada Rui Barbosa. O busto faz parte do monumento “A Eterna Continência”, que possui o formato de uma espada, com o busto de Duque de Caxias, no guarda-mão e uma placa com os dizeres “Ao Duque o Exército e a Cidade / A Eterna Continência”.