Durante a realização da 34ª edição da Festa Nacional da Uva, entre os dias 15 de fevereiro a 3 de março, Caxias do Sul contará com uma atuação diferenciada da Brigada Militar (BM). Por meio de um convênio junto ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul, a cidade se beneficiará de aproximadamente 100 policiais a mais apoiando o trabalho da BM, atuando intensamente nas áreas externa e interna do Parque de Eventos, como também em pontos turísticos, hotéis e durante os desfiles cênicos.
De acordo com o Diretor de Segurança da Festa da Uva, tenente coronel Ricardo Moreira de Vargas, comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM), a inovação no patrulhamento também inclui a utilização de drone, agentes de inteligência e cães.
“Destacamos que é a primeira vez na história da Festa da Uva que será realizado um convênio com o Governo do Estado para que a Brigada Militar atue realmente de maneira mais presente dentro do Parque. A notícia é muito boa pois, dessa forma, a BM realiza o policiamento mais próximo ao cidadão”, afirma.
O esquema de segurança se estende às rodovias de acesso a Caxias do Sul, por meio do Comando Rodoviário da Brigada Militar, além da participação do Comando Regional da Brigada Militar Serra, do 4º Batalhão de Choque, da Polícia Civil, da Guarda Municipal, da Fiscalização de Trânsito e de todas as demais forças de Caxias do Sul que podem apoiar essa missão de garantir a segurança da comunidade.
Ainda, serão dadas atenções especiais aos pontos turísticos da cidade e à rede hoteleira que receberá os visitantes.
“Estamos organizando um sistema diferenciado, junto a entidades do setor e órgãos públicos, referente à maior proteção dos turistas, principalmente nas acomodações nos seus deslocamentos ao Parque da Festa da Uva e às áreas onde ocorrerão os desfiles. O objetivo é que visitantes e moradores da região sintam-se seguros, sempre respeitando as questões pertinentes à urbanidade e não havendo nenhuma perturbação do sossego público ao cidadão”, observa Vargas.
Com o tema “Caminhos e Lugares”, a edição de 2024 da Festa Nacional da Uva faz parte das comemorações dos 150 anos da chegada dos italianos à Serra Gaúcha.
Fonte: Assessoria de Imprensa