Nesta terça-feira, 28/11, uma guarnição do 3° Grupo de Preservação Ambiental da Brigada Militar de Vacaria, durante realização da Operação Força Verde, que visa a vistoria em desmatamentos e corte seletivo de espécies vegetais, lavrou ocorrência referente à supressão de vegetação nativa sem licença em uma propriedade rural situada no interior de Campestre da Serra.
A verificação se deu em virtude de cumprimento de ofício oriundo do Ministério Público de Vacaria, solicitando vistoria no local com código de alerta oriundo da plataforma Map Biomas.
No local indicado foi realizado levantamento ambiental, e constatado que houve a supressão de 1,16 hectares de vegetação nativa fora de Áreas de Preservação Permanente (APP), sem a devida licença ou autorização para o manejo. Diante dos fatos constatados foi lavrada uma Comunicação de Ocorrência Policial e auto de constatação que será encaminhado ao MP local para a apreciação.
Ainda, durante a realização da Operação, foram realizadas mais duas verificações por solicitação de ofícios oriundos do Ministério Público, uma em Campestre da Serra e outra na localidade do Capão Grande, em Muitos Capões. Os dados coletados serão analisados e verificados quanto a existência de licenças e autorizações para posterior serem adotadas as devidas providências cabíveis para cada caso.