Últimas notícias

Brasileiramente lindo!

Brasileiramente lindo!

Tinha escrito um texto ontem para publicar hoje no blog. Perdi! Procurei, procurei e nada! Não há frustração maior para quem escreve do que ver seu trabalho perdido. Parece que um alien, um poltergeist ou um espírito benfazejo passa pelo seu computador e tcham! Sumiu! Fico imaginando a felicidade dos escritores de antigamente: ficava escrito no papel e não desaparecia assim! Talvez, algum mais estabanado (como eu), pudesse perder o papel. Hehehe.

Sabe lá por que esse espírito do bem sumiu com meu texto? Talvez fosse uma forma de dizer: tá muito ruim! Vai escrever outro! Já! Cumpri a tarefa.

No fundo, achei melhor. Meu texto estava tenso, depressivo e baixo-astral. Nada melhor do que um novo dia, com novos olhares, com um calorzinho bom, para poder fazer entrar novas energias na nossa vida, não é?

Então, aproveito para registrar que ontem, em Porto Alegre, o PT do Rio Grande do Sul lançou oficialmente o Comitê Marco Aurélio Garcia de Relações Internacionais, fruto de uma  bela iniciativa da Secretaria de Relações Internacionais do partido.

Uma homenagem emocionante! Tive a oportunidade de me deliciar com histórias de bastidores da vida desse grande político. Tem coisa mais interessante do que as pessoas relatarem os momentos bem vividos de pessoas que já nos deixaram, mas que possuem uma relevância extrema na política do país? Com certeza, não.

Estavam lá, Tarso Genro, Raul Pont, Pepe Vargas, Maria do Rosário, Jorge Branco, Tarson Nunes, Mari Peruzzo, Juçara Dutra, entre tant@s outr@s amig@s e figuras públicas do nosso estado.

Não tive a honra de conhecer Marco Aurélio Garcia. 🙁 Tive a oportunidade de ouvi-lo algumas vezes, quando das suas passagens por Porto Alegre, em brilhantes avaliações da conjuntura internacional. Uma mente lúcida, sagaz e onde idéias assertivas sobre a nossa necessidade de superar o colonialismo e a colonialidade eram impressionantes. Uma visão única e uma vida absolutamente produtiva em termos de política externa. É só vermos o quanto nosso país avançou em termos de imagem e respeitabilidade fora das nossas fronteiras, durante sua passagem pelo governo federal. Viajando como reitora em missões internacionais pude ver de perto o olhar de respeito por nós, brasileiros, durante a gestão Lula/Dilma.

O mesmo já não se pode dizer agora. Entre as gafes do ilegítimo e golpista, a vergonha internacional de querer entregar o nosso país e as afrontas à nossa soberania nacional, fica  até difícil de dizer alguma coisa. É uma humilhação, uma desonra, um constrangimento atrás do outro. Aff!

Mas, vamos lá, não quero falar de coisas ruins! Elas atraem sempre outras coisas piores ainda! Por isso, tenho a impressão de que aquele espírito bonzinho que sumiu com meu texto tinha um objetivo definido: fazer com que eu rendesse aqui uma homenagem a esse ser de luz que foi Marco Aurélio. Obrigada! Você fez minha coluna mais feliz hoje!

E fica aqui minha homenagem a esse ser brasileiramente lindo! Ouçam uma das minhas músicas favoritas do grande Belchior que me remete a esse momento.

Carpe diem! Por que amanhã não se sabe qual a nuvem escura que vai aparecer no horizonte! Fui! Bjsss.