Depois de vários dias, com especulações sobre sua posição no governo e no Partido Conservador Inglês, Boris Johnson confirmou sua renúncia do cargo de Primeiro-Ministro da Inglaterra. Em comunicado oficial, realizado na manhã desta quinta-feira (07), no horário de Brasília, o político anunciou a decisão.
A decisão que já era dada como certa nos últimos dias, faz com que Johnson deixe a liderança do partido, mas permaneça no cargo até que um sucessor seja eleito. Entretanto, ainda não há data prevista para a possível mudança.
Nesta semana, mais de 50 membros do Governo renunciaram em uma janela de 48 horas. Conforme o tabloide The Washington Post, estas pessoas afirmaram não ter mais fé na liderança após a série de escândalos envolvendo o nome do até então Primeiro-Ministro. Um destes, inclusive, sexual, envolvendo Chris Pincher, um parlamentar muito próximo do premiê.
Durante o pronunciamento, Boris afirmou que “é claramente a vontade do Partido Conservador que deve haver um novo líder do partido e, portanto, um novo primeiro-ministro”.
O pronunciamento segue e, conforme novas informações forem apuradas, a matéria será atualizada.