A confusão ocorrida na Estação Férrea na madrugada de domingo (16), motivou uma reunião entre empresários de casas noturnas localizadas na Rua Augusto Pestana, Secretaria de Trânsito, Secretaria de Turismo, Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social, representante da Câmara de Vereadores e Comando da Brigada Militar de Caxias do Sul.
O encontro ocorreu na tarde desta segunda-feira (17) no 12° Batalhão de Polícia Militar. Durante a reunião, foram discutidas estratégias para evitar que a concentração de pessoas fuja do controle da segurança, como ocorreu na noite de sábado para domingo.
Conforme o subcomandante do 12°BPM, Major Ubirajara, apenas a presença de uma viatura da Brigada Militar com dois policiais não é suficiente para garantir a ordem e estabelecer a paz no local.
Segundo ele, existe a necessidade de uma ação mais efetiva do que a presença física de agentes. “Na Estação Férrea há a necessidade de ações como a revitalização da área e a colocação de câmeras de monitoramento no local”,enfatiza.
No domingo, a polícia foi chamada para averiguar a ocorrência de perturbação do sossego e foi recebida de forma violenta por algumas pessoas que estavam no local. Uma garrafa foi arremessada em uma das viaturas da BM, o que provocou a reação dos policiais usando armas com munições de borracha.
A confusão de sábado para o domingo, de acordo com o Major Ubirajara, foi um fato isolado em função de não ter sido uma festa oficial de conhecimento dos órgãos de segurança.
“Foi uma festa programada por bondes pelas redes sociais. Nos próximos finais de semana estão programadas ações da Brigada Militar de ‘choque de ordem’ para evitar que ocorram novas situações como aconteceu no sábado passado”, afirma.
Veja as imagens da confusão na Estação Férrea, em Caxias: