A Biblioteca Pública Municipal Olavo Bilac precisará mudar de local. O motivo são as reformas necessárias na estrutura do prédio, que é tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural. Dessa forma, o atendimento permanecerá parcialmente suspenso por prazo indeterminado, até que seja encontrado um local apropriado para abrigar o acervo.
Conforme o Diretor da Secretaria de Educação, Vinicius De Cezaro, após um vistoria feita por especialistas foi constatada a necessidade de obras urgentes, nos beirais, no piso e na rede elétrica.
“Como todos sabem o prédio já é bem antigo, por isso são necessárias manutenções. Fizemos uma vistoria e o engenheiro nos passou que precisa ser feitas obras emergências na estrutura, principalmente nos beirais e piso. Não podemos colocar em risco os profissionais que lá trabalham, o acervo de 20 mil livros, e nem público que utiliza o serviço da biblioteca, por isso estamos com o atendimento restrito e já começamos os trabalhos de manutenção” salientou.
Conforme Vinicius, nos próximos dias a prefeitura irá anunciar o novo local em que a biblioteca será instalada. “Estamos a procura de um espaço adequado para montarmos nossa biblioteca, acredito que até o final desse mês de maio já tenhamos um novo local disponível”, destacou.
Como algumas reformas já estão sendo realizadas, apenas as renovações e devoluções de livros são aceitas no momento, não sendo possível efetuar a retirada de livros nem a pesquisa no local.