Bento Gonçalves

Bento Gonçalves registra criação de 127 novos empregos no mês de abril

emprego bento leouve
Foto: Marcelo Casal Jr. / Agência Brasil

Após um registro negativo nas vagas de trabalho geradas em março, Bento Gonçalves volta a crescer na geração de empregos. Ao longo do mês de abril, foram 127 novos postos. O setor de maior destaque, segundo o  boletim do Observatório da Economia (OECON) do Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG), foi o de serviços.

Os números do quarto mês do ano são iguais aos de fevereiro. Em março, entretanto, os índices foram negativos. À época, Fabiano Larentis, autor do Boletim do OECON, destacou que a situação se dá em virtude de uma sazonalidade típica. O mesmo fenômeno havia sido registrado ainda em 2021.

Uma atividade que contratou nos últimos meses e agora está demitindo é na área de apoio administrativo focado em gestão de documentos. Também [o setor de] bebidas houve redução, o setor alimentício na área de sucos, que tinham contratado mais no final do ano. Então, a gente percebe que tem um aspecto da sazonalidade associado à produção de alguns setores.” Destacou em entrevista ao Portal Leouve.

Empregos em Bento Gonçalves no mês de março

Conforme analisado através do Novo Caged, o setor de serviços foi responsável por 123 novas vagas. Dentro dos serviços, a área de alimentação foi a maior geradora de oportunidades com 23. No relatório, os serviços de escritório estão em segundo lugar com 20, educação com 19 e T.I. soma 18. Por fim, o comércio contribuiu com a criação de 35 vagas e a construção civil com 16.

Nem todos os setores registraram bons números. Por exemplo, a indústria registrou seu terceiro mês consecutivo de retração. No quarto mês do ano, foram fechados 47 postos de trabalho. Mesmo assim, o setor apresenta um número positivo de vagas no panorama de janeiro a abril. São 150 oportunidades.

Panorama de empregos em Bento Gonçalves entre janeiro e abril de 2022

No acumulado do ano, Bento computa a geração de 727 vagas. Desta forma, a cidade está posicionada no 16º lugar entre os municípios que mais criaram empregos no Rio Grande do Sul. Assim como na avaliação mensal, o setor de serviços é o maior contribuinte para os índices, são 440 vagas.

O total de empregos formais no mês (47.828) é 1,5% superior ao de dezembro de 2021 (47.101. A marca é o maior volume da série até então. “Há uma estabilidade no total de empregos formais, considerando janeiro a abril de 2022, cenário semelhante ao identificado no mesmo período de 2021”, pondera Fabiano Larentis.

Número de MEIs segue crescendo

Os números de Microeemprendedores Individuais seguem aumentando na Capital da Uva e do Vinho. No mês de abril, foram 162 novas admissões. Com estes dados, Bento Gonçalves apresenta elevação de 1,5% no número de MEIs em 2022.