Na semana passada, aconteceu o Seminário Caminhos para o Desenvolvimento Sustentável da Gestão de Resíduos Sólidos no Rio Grande do Sul, na cidade de Porto Alegre. Durante o evento, foi divulgado o Índice de Sustentabilidade de Limpeza Urbana 2021 (ISLU), destacando que Bento Gonçalves é considerado, hoje, o município gaúcho com o melhor serviço de limpeza urbana. Além disso, o Rio Grande do Sul carrega a faixa de terceira melhor gestão de lixo do Brasil. O estudo foi realizado pelo Sindicato Nacional das Empresas de Limpeza Urbana (Selurb), em parceria com a PWC Brasil.
A cobertura de coleta que é levada em consideração está em torno de 70%. A destinação correta, ambientalmente adequada a aterros sanitários, em torno de 93%, e a reciclagem em torno de 7,4%, considerada a melhor e mais eficiente do Brasil.
Um dos tópicos que faz com que a Capital do Vinho esteja entre os mais limpos do estado tem relação ao trabalho de separação dos resíduos. No município existem seis tipos de coleta: reciclável, orgânico, vidro, móveis, entulhos e resíduos especiais.
Sendo assim, os contêineres e caminhões de coleta são divididos por cores, as quais indicam o tipo de lixo a ser depositado. Os caminhões de resíduos recicláveis são identificados como “coleta seletiva”, os de orgânicos com paisagens turísticas da cidade, os de vidro possuem a caçamba na cor azul e os de móveis são vermelhos.
Além disso, a cidade conta também com o recolhimento de entulhos e resíduos especiais. Os materiais são entregues na Secretaria, Unidades Básicas de Saúde ou em empresas especializadas que fazem também a destinação correta desse tipo de material.
Os cronogramas para acessar todos os tipos de resíduos pode ser acessado em http://www.bentogoncalves.rs.gov.br/cidadao/coleta-de-lixo. Para recolhimento de entulhos, deve ser feito o agendamento pelo telefone (54) 3055-7190 ou 0800 979-6866.
Dicas para separação do lixo doméstico
- Não misture recicláveis com orgânicos – sobras de alimentos, cascas de frutas e legumes. Coloque plásticos, vidros, metais e papéis em sacos separados;
- Lave as embalagens do tipo longa vida, latas, garrafas e frascos de vidro e plástico. Seque-os antes de depositar nos coletores;
- Papéis: todos os tipos são recicláveis, inclusive caixas do tipo longa-vida e de papelão. Não recicle papel com material orgânico, como caixas de pizza cheias de gordura, pontas de cigarro, fitas adesivas, fotografias, papéis sanitários e papel-carbono. Papéis devem estar secos. Podem ser dobrados, mas não amassados;
- Vidros: quando limpos e secos, todos são recicláveis, exceto lâmpadas, cristais, espelhos, vidros de automóveis ou temperados, cerâmica e porcelana. Os vidros devem ser colocados em caixas de papelão com o nome ‘VIDROS’ para o coletor identificá-las. Para vidros quebrados, embale os cacos em material resistente;
- Metais: além de todos os tipos de latas de alumínio, é possível reciclar tampinhas, pregos e parafusos. Atenção: clipes, grampos, canos e esponjas de aço devem ficar de fora.