Bento Gonçalves

Bento Gonçalves: Aprovale se manifesta contrária à construção de resorts e divulga carta aberta

Reunião Bento Gonçalves registra mais de 270 mil turistas no primeiro trimestre de 2022 justiça
Foto: Reprodução/Vale dos Vinhedos

A Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale) divulgou na tarde desta sexta-feira (24) uma carta aberta à comunidade, órgãos públicos e imprensa. O texto fala sobre a posição do órgão em relação a construção dos grandes empreendimentos que estavam previstos para ocorrer na região do Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves.

Relembre:
Grandes empreendimentos são barrados no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves

No documento, a Aprovale afirma que é favorável ao desenvolvimento sustentável do Vale dos Vinhedos, porém, a chegada dos resorts causaria um movimento que vai contra essa visão. Na carta, é apontado que a população local poderia dobrar quando os empreendimentos estivessem funcionando. Esse aumento populacional pode ser visto também pela mão de obra que exigirá para construção das estruturas.

Frente a esse ponto, a carta destaca que o Vale dos Vinhedos não tem estrutura sanitária, energética, de transporte e rodovias que possam comportar a quantidade de pessoas que circularão na região.

Um exemplo citado é que são previstos 3.000 trabalhadores para os trabalhos. Isso equivale a 75 ônibus lotados, indo e vindo da região diariamente. Atrapalhando assim o fluxo de moradores e outros turistas que desejam conhecer o Vale dos Vinhedos.

Ao longo do texto, são apontadas questões que ficam contrárias ao Plano Diretor e a forma como devem operar empreendimentos no Vale dos Vinhedos. Deve haver uma área mínima de 60% de vinhedos. Um dos projetos apresenta uma área de 56.952,28 m². Desta forma, 34.200,00m² deveriam ser de vinhedos. Apenas este espaço mínimo também supera o limite de área, de 27.210,00m².

Confira a carta aberta na íntegra clicando no link ao lado: CartaAberta-APROVALE24mar2022