Plantão

Barco à deriva é encontrado com vários corpos em decomposição no Pará

Barco estava à deriva em um rio na região de Salgado

EMBARCAÇÃO
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Um barco foi encontrado à deriva com alguns corpos já em decomposição, em um rio localizado na região de Salgado, no Pará. A Polícia Federal (PF) confirmou que já foi informada sobre o caso e que já iniciou as investigações, com o envio de uma equipe da superintendência no Pará ao local.

Estão sendo enviados também peritos e papiloscopistas da sede da PF em Brasília. Um dos objetivos da investigação é descobrir quem eram as pessoas no barco. Vão ser utilizados os “protocolos de Identificação de Vítimas de Desastres (DVI)”.

Fala-se que havia cerca de 20 corpos no barco, e que eles estariam já em estado avançado de decomposição.

Em nota, o Ministério Público Federal (MPF) no Pará informou que foi determinada a abertura de duas investigações sobre o caso.

Confira a nota do MPF

O Ministério Público Federal (MPF) abrirá duas investigações para apurar o caso de embarcação encontrada, no litoral do Pará, com corpos em estado de decomposição. A decisão foi anunciada no início da tarde deste sábado (13), logo após a divulgação do ocorrido pela imprensa do Estado. Segundo algumas notícias, seriam 20 corpos.

O procurador-chefe do MPF no Pará, Felipe de Moura Palha, determinou a abertura de investigação na área criminal e de investigação na área cível, que será realizada pela Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão, órgão do MPF para a defesa de direitos humanos.

Uma investigação criminal foca em eventuais crimes cometidos e na responsabilização penal de autores. A investigação cível concentra-se em questões de interesse público e na proteção de direitos que não necessariamente envolvem crimes.

Segundo a imprensa paraense, a embarcação foi encontrada por pescadores em uma área conhecida como Barra do Quatipuru, próxima à praia de Ajuruteua, em Bragança, no nordeste do estado.

Com informações: Agência Brasil