Cidades

Banda Santa Cecília de Nova Pádua comemora 110 anos

Fundada em 1913, a banda é formada por músicos voluntários, em sua maioria agricultores e autodidatas

Foto: Lucas Brito | Grupo RSCOM
Foto: Lucas Brito | Grupo RSCOM

A Banda Santa Cecília de Nova Pádua comemorou 110 anos de atividades e comemorou seu aniversário com o lançamento do documentário, na noite desta quinta-feira (20). Com a presença de autoridades, comunidade e integrantes da banda, o Belvedere Sonda foi palco das comemorações. Na oportunidade, os presentes assistiram ao documentário e depois teve um coquetel.

“Tentamos deixar aqui, com esse documentário, registrado uma história de antepassados, de famílias, um legado para Nova Pádua. Esse documentário traz muitas histórias ligadas as próprias famílias, pois a nossa banda interlaça com muitas famílias. Os nossos avós fundaram a banda, hoje somos nós, nossos filhos. Até mesmo os integrantes que não são de sangue, formamos uma família”, afirmou a presidente da banda, Cristina Pecatti Daniel.

Para o prefeito Danrlei Pilatti, a banda contribui muito para que Nova Pádua seja também um destaque na parte cultural da região. “Primeiramente parabenizar a linda trajetória de 110 anos desta entidade, o voluntariado, todos os músicos, e destacar a participação dela nos atos cívicos, solenidades, momentos especiais na comunidade paduense em que a banda se fez presente e abrilhantou os eventos que atualmente compõem. Desejo vida longo a essa entidade”, disse o prefeito.

“Eu sou agricultor e na parte de lazer sou músico. Entrei na banda com 13 anos e com 20 já me passaram a maestria. A banda chegou aos 110 anos talvez pela sua harmonia entre as pessoas, por aceitarem a gestão do presidente, o maestro como ele é, assim como aceitar as decisões da maioria. Se não qualquer entidade, qualquer sociedade não chega longe. Nós estamos felizes e tentamos sempre ajudar mais do que ganhar”, comentou o maestro Lino Peccati, de 68 anos de idade, integrante da banda a quase 54 anos.

Atualmente, a Banda tem 21 membros e é uma entidade cultural que leva cultura, diversão e lazer ao município de Nova Pádua, à região e ao Estado. A banda participa de festividades religiosas, atos cívicos e outros compromissos festivos, destacando-se como a banda mais antiga do Rio Grande do Sul em atividade ininterrupta. A entidade não possui fins lucrativos, conta somente com auxílio espontâneo de membros e simpatizantes e, de forma descontinuada, do poder público local.

A banda divulga seus trabalhos e sua história através da internet em diversos canais como blog (banda-santa-cecilia.blogspot.com), nas redes sociais Intagram (@BandaSantaCecilianp), Facebook (Banda Santa Cecília) e também pelo youtube (Banda Santa Cecílica de Nova Pádua). O documentário também será disponibilizado no youtube.

Um pouco da história da Banda Santa Cecília

Em 1913, em frente à Igreja Matriz do então quarto distrito de Caxias do Sul, hoje Nova Pádua, a Banda Santa Cecília fez a sua primeira apresentação com canções italianas. Na ocasião, sob a regência do maestro Alvize Parize. A Banda foi fundada em 20 de abril de 1913 por imigrantes italianos, com o auxílio da Paróquia, para alegrar com sua música aqueles primeiros imigrantes que aqui chegaram para desbravar estas terras brasileiras, por meio das músicas que lembram da velha pátria Itália, e os entes queridos que lá deixaram.

É uma Banda formada em sua maioria por músicos agricultores autodidatas, que doam seu tempo e disponibilidade para manter vivas as canções, línguas e tradições de nossos antepassados.

A Banda nasceu em Caxias, quando Nova Pádua era o quarto distrito daquele município. Mais tarde com a emancipação, passou a pertencer a Nova Trento, hoje Flores da Cunha, e sempre com sede em Nova Pádua, onde está até hoje, mantendo-se nestes 110 anos em atividade de forma ininterrupta.

Hoje conta com 21 membros músicos. São eles:
Alexandre Alessi, Aline Pecatti, Darci Perosa, Eduardo Vezzaro, Elimar
Marin, Evandro Fabian, Geovana Peccatti Daniel, Gilmar Marin, Ivo Bisinella,
Joel Panizzon, Jucimar Salvador, Luiz Carlos Marcante, Lino José Pecatti,
Marcelo Bisinella Pecattii, Marta Bisinella Pecatti, Morgana Decosta, Neris
Marin, Nestor Peccatti, Próspero Menegat, Rita Cristina Peccatti Daniel e
Roberta Galiotto Salvador.

O atual maestro da Banda, o Lino Pecatti, é quem ensina aos novos músicos e, ele próprio, é músico autodidata e também compositor. É o autor de várias letras e músicas destacando-se dentre elas:
Hino do Município de Nova Pádua – compôs letra e música
Hino do Centenário – compôs letra e música
Bela Città – compôs letra e música in língua talian
Solta Trombone – compôs a musica instrumental
La Bela Domenica – compôs letra e música in língua talian, dentre outras composições

Vários foram os maestros que dirigiram a Banda, sendo eles:
Alvise Parise – de 1913 a 1920
Francisco Boscato – de 1920 a 1940
Luiz Gelain – de 1920 a 1969
João Gobbi – de 1969 a 1972
Félix Slaviero – de 1972 a 1973
Pedro Paulo Mandeli – de 1973 a 1974
Elisio Toldo – de 1974 a 1977
Lino José Pecatti – desde 1977 como Maestro

A Banda tem o reconhecimento oficial de sua importância e idade, junto a assembleia legislativa do Estado do Rio Grande do Sul no ano de 2013 (https://ww4.al.rs.gov.br/tval/6479).

Em 2015, finalmente obteve sua sede, cedida pela Paróquia de Nova Pádua numa unidade localizada internamente no salão Paroquial por contrato de cessão de comodato vitalício, para a guarda da história da Banda e ensaios dos músicos. Desde então vem contado com a ajuda da iniciativas como o Banco Sicredi que propiciou a construção do forro do teto da sala da sede.