REFORÇO

Banco de Alimentos de Caxias do Sul recebe R$ 800 mil para implantar agroindústria

O investimento inclui adequações físico-sanitárias, compra de equipamentos modernos e a instalação de um sistema fotovoltaico e biodigestor, para tornar o processo mais eficiente e sustentável.

(Divulgação/Smapa)
(Divulgação/Smapa)

Caxias do Sul - O Banco de Alimentos de Caxias do Sul vai passar por uma grande transformação. A instituição conquistou cerca de R$ 800 mil do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) para modernizar suas instalações e implantar uma Unidade de Processamento Mínimo (UPM). O projeto, que ficou em primeiro lugar em um edital nacional, vai beneficiar 128 entidades socioassistenciais, responsáveis por cerca de 14 mil refeições por dia.

A nova estrutura funcionará como uma agroindústria voltada ao aproveitamento integral de alimentos, permitindo a produção de polpas, desidratados, molhos e outras preparações seguras e de qualidade. O investimento inclui adequações físico-sanitárias, compra de equipamentos modernos e a instalação de um sistema fotovoltaico e biodigestor, para tornar o processo mais eficiente e sustentável. O prazo de execução é de dois anos.

Modernização e Sustentabilidade

De acordo com a diretora-geral da SMAPA, Kalizia Dalla Zen, a modernização vai garantir maior aproveitamento dos alimentos e reduzir o desperdício.

“Com a UPM, conseguimos prolongar a vida útil dos produtos doados e manter a segurança alimentar. Todo o processo, desde a seleção e higienização até o envase e armazenamento, será tecnicamente controlado”, afirma.

A nutricionista Cristina Fabian Gregoletto destaca que o projeto também reforça o compromisso ambiental. “A energia solar vai reduzir custos com eletricidade e o biodigestor vai transformar resíduos orgânicos em biofertilizante. Assim, o Banco de Alimentos fecha o ciclo sustentável, devolvendo nutrientes às hortas comunitárias e à agricultura urbana”, explica.

Impacto Social, Ambiental e Nutricional

Em 2025, o Banco de Alimentos celebra 20 anos de atuação e já soma 15,2 mil toneladas de alimentos arrecadados desde sua fundação. Com a nova unidade, o programa amplia seu capacidade de impacto social, ambiental e nutricional, conectando solidariedade, tecnologia e sustentabilidade em um mesmo prato.