O bairro Reolon receberá, na quinta-feira (27), a Operação Bota-Fora Especial Contra a Dengue. A ação, realizada pela Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) e Prefeitura, proporciona à comunidade uma forma de descartar sofás, colchões, pneus, móveis, madeiras, eletrodomésticos em desuso nas calçadas das ruas do trajeto do transporte coletivo urbano. Não serão recolhidos entulhos de obras. A coleta vai ocorrer das 8h às 16h. Em caso de chuva, a ação será transferida.
Segundo a Secretaria da Saúde, o bairro Reolon é um dos que têm maior número de focos e apresenta risco médio de infestação pelo mosquito Aedes aegypti, conforme apontou o Levantamento Rápido do Índice de Infestação de Aedes aegypti (Liraa), realizado de 27 de março a 4 de abril.
A Operação Bota-Fora visa dar o destino correto para objetos e resíduos que a coleta diária não recolhe, evitando assim o descarte incorreto em áreas verdes do município (lixões clandestinos) e a consequente proliferação do mosquito da dengue.
Focos da dengue em Caxias
Conforme a Prefeitura de Caxias do Sul, o número de focos do mosquito da dengue vem aumentando em Caxias do Sul. A Vigilância Ambiental em Saúde mantém visitas domiciliares pelos agentes de combate às endemias, além do monitoramento periódico de 199 pontos estratégicos, onde há grande probabilidade de formação de pontos de água parada, como cemitérios, borracharias e ferros-velhos. A Secretaria da Saúde também orienta que a população faça o trabalho preventivo em casa, que consiste na eliminação de quaisquer recipientes com água parada (local onde o mosquito se reproduz).
O número de focos do mosquito transmissor chegou a 494, todos identificados e bloqueados. Esse número é mais da metade do total de todo o ano passado, quando foram encontrados 728 focos. Os casos de dengue importada, ou seja, de pessoas que viajaram para outras localidades e voltaram para Caxias do Sul com a doença, também aumentaram: são 15 em 2023.