Os backups do Whatsapp deixam de ser ilimitados a agora passam a ficar armazenado em sua conta do Google Drive. A constatação foi feita pelo Android Police após a perda de espaço de armazemanento em uma das contas da equipe. Ao investigar, o time notou que “WhatsApp” passou a ser um serviço a acupar bastante espaço no Google Drive.
Até o momento, a plataforma não fez qualquer anúncio sobre alterações ou cobranças para backups do Whatsapp. Tecnicamente, a mudança aconteceu no app beta em novembro de 2023, e a empresa garantiu que vincularia um banner de aviso pelo menos um mês antes da cobrança começar. Mas nos testes do Android Police, a tela de backup no Android não mostrou nenhum alerta.
Parece que a mudança vai ser gradual, pois a página de suporte do Whatsapp anunciou que a cobrança pelo espaço “será implementada para todas as pessoas que usam o WhatsApp no Android ao longo do primeiro semestre de 2024”, o que pode explicar o fato de que apenas uma parte dos usuários tenha percebido a mudança no espaço disponível para armazenamento.
O comunicado também diz que “o backup será feito de acordo com o limite de armazenamento da sua Conta do Google”, o que significa que o armazenamento de dados pode parar por de falta de espaço. Nestes casos, os backups do Whatsapp são atualizados assim que o usuário liberar ou comprar espaço de armazenamento.
Para os usuários com grande quantidade de conversas ou mídias, o backup do Whatsapp ser gratuito era um grande benefício desde 2018. O Android Police especula que o Google logo deve começar a sugerir a assinatura do Google Ano como espaço de armazenamento, o que oferece vários outros benefícios.