Cidades

Autônomos de Santa Tereza atingidos pela enchente devem realizar cadastro para receber o Pix do Estado

Entre hoje, 16, e amanhã, 17, autônomos sem estabelecimento fixo que foram atingidos pela enchente devem comparecer à prefeitura do município

Foto: Redes Sociais
Foto: Redes Sociais

No final da tarde de domingo, 15, a Prefeitura Municipal de Santa Tereza solicitou, através das redes sociais, que os trabalhadores autônomos sem estabelecimento fixo do município façam o cadastramento para habilitar-sem ao recebimento do pix do Estado. Entre hoje, 16, e amanhã, 17, profissionais como pedreiros, serventes, pintores e diaristas devem comparecer pessoalmente à prefeitura para realizar o registro.

Cada beneficiado receberá um total de R$ 2,5 mil. Os recursos têm origem em doações efetuadas por meio do pix SOS Rio Grande do Sul, conta gerenciada pela Associação dos Bancos no Estado para atender unicamente às regiões impactadas pelas chuvas. Para se qualificar para esse auxílio, é necessário não ter sido beneficiado por outros programas estaduais ou federais.

Como parte dos esforços para ajudar na recuperação dos pequenos negócios, o governo estadual começou, em 6 de outubro, a distribuição de recursos para pequenos empresários do Vale do Taquari que foram prejudicados pelas enchentes ocorridas no mês de setembro.

Na cidade de Muçum, 162 pessoas foram escolhidas para receber esse auxílio financeiro, totalizando um montante de R$ 405 mil. O levantamento dos negócios foi conduzido pela Central Única das Favelas (CUFA), uma das organizações participantes do Comitê Gestor.