O Abril Azul foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas, ONU, como uma forma de conscientizar as pessoas sobre o autismo, assim como dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Dessa forma, as secretarias de Educação, Saúde e Habitação, Trabalho e Assistência Social de Garibaldi, e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do município, com organização e apoio do programa TEAcolhe, promovem um encontro na próxima quinta-feira (13), a partir das 8h30min, no Ginásio da APAE. Na oportunidade serão explanadas as principais informações e dados acerca do autismo.
Na parte da manhã, a atividade será direcionada para professores, auxiliares de educação, monitores que tem contato com alunos autistas, equipes diretivas de escolas municipais e estaduais, profissionais da Assistência Social, da Saúde, do Conselho Tutelar e que trabalham nas Salas de Recursos das Escolas do município.
Já na parte da tarde, a ação será voltada para pais que tenham filhos com TEA, com início às 13h30min. Para participar não é necessária inscrição prévia, basta apenas comparecer na APAE, no horário informado.
Programa TEAcolhe
O TEAcolhe é um programa do governo do estado do Rio Grande do Sul, que visa nortear e fortalecer a rede de apoio à pessoa com TEA e seus familiares. Objetivando a qualificação dos profissionais das áreas de saúde, educação e assistência social, buscando o fortalecimento das redes que atendem esta demanda, fomentando a sensibilização da sociedade quanto à inclusão e a relevância do atendimento multiprofissional integrado a esse público e suas famílias.
O programa é dividido em Centros de Referência Macrorregionais e Regionais, que têm a função de fortalecer e articular as redes municipais de saúde, educação e assistência social, para o acolhimento e atendimento às pessoas com autismo e sua família.
O Centro de Referência Regional APASPI/PARAÍ é responsável pela 25° região, com abrangência de 22 municípios da Serra Gaúcha: Bento Gonçalves, Boa Vista do Sul, Carlos Barbosa, Coronel Pilar, Cotiporã, Fagundes Varela, Garibaldi, Guabiju, Guaporé, Monte Belo do Sul, Nova Araçá, Nova Bassano, Nova Prata, Paraí, Pinto Bandeira, Protásio Alves, Santa Tereza, São Jorge, União da Serra, Veranópolis, Vila Flores e Vista Alegre do Prata.
Saiba mais
Autismo: preconceito está ligado à falta de informações