As atividades desenvolvidas pelos servidores da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA) de Caxias do Sul beneficiaram mais de 50 mil pessoas ao longo de 2023. Os destaques em quantidade de público foram a Semana do Meio Ambiente, com mais de 20 mil pessoas entre o fim de maio e o início de junho; o 1º Ecofest, em abril (12,5 mil pessoas); e o 2º Ecofest no dias 30 de setembro e 1º de outubro (5 mil pessoas).
Vale ressaltar a parceria com o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) para a realização do 1º Aquafest em março, que atraiu mais de 27 mil pessoas ao Parque dos Macaquinhos. No Dia da Árvore, em 21 de setembro, 1,4 mil mudas foram distribuídas à população, e outras 500 plantadas em ações que envolveram o setor de Educação Ambiental e escolas e entidades parceiras.
Também foram realizados roteiros no Jardim Botânico, no Horto Municipal e no Centro de Tratamento de Resíduos (CTR) Rincão das Flores, bem como os projetos Cultive Hortas e SEMMA em Ação e palestras. “Mais de 1,5 mil estudantes participaram destas ações agendadas pela Educação Ambiental com o objetivo de estimular crianças e adolescentes a pensarem no futuro de nossa cidade quando falamos em meio ambiente”, cita o secretário do Meio Ambiente e chefe de Gabinete interino, João Uez.
O somatório de público inclui as Feiras de Adoção de cães promovidas pelo Departamento de Proteção Animal (DPA) da SEMMA e parcerias, por exemplo, com o Caxias Lixo Zero para a realização de coletas de resíduos recicláveis. Também foi contratada uma empresa para a castração de 1,2 mil animais; firmado convênio com a UCS para 8 mil castrações de cães e gatos, bem como realizados mutirões em bairros; promovida em parceria com o Grupo Andreazza uma campanha de adoção de pets; e sancionada a lei que autoriza a contratação de financiamento junto ao Badesul de até R$ 8 milhões para construção do Centro Municipal de Proteção Animal.
Outras demandas encaminhadas ao longo do ano foram a realização de mutirões de limpeza em áreas verdes; revitalização do Parque dos Macaquinhos; e mutirões de podas em parceria com a concessionária de energia em quatro regiões do município. Destaque também, frisa o secretário, para as adoções pela iniciativa privada das praças da Bandeira e Monteiro Lobato e do Largo Fábio Formolo, e para revitalização da Praça Raymundo Magnabosco pela administração.
A liberação para podas de até 50% da copa das árvores sem autorização da SEMMA; o decreto que regulamenta os serviços funerários; a nova Lei das Fachadas; a inauguração da Secretaria do Meio Ambiente junto à Maesa; a instalação de painéis solares da nova sede; e a criação da Comissão Municipal sobre Mudanças Climáticas foram outros projetos desenvolvidos pelos servidores ao longo do ano. Além disso, na semana passada (20/12), o prefeito Adiló Didomenico sancionou a lei que nomeia de Escola Botânica Professor Ronaldo Wasum o espaço localizado junto ao Jardim Botânico Armando Alexandre Biazus.
João Uez ressalta que o convite da ONU ao prefeito Adiló para participar da COP28, a Conferência Global do Clima, foi uma conquista de toda a SEMMA, tendo em vista a importância do Plano Municipal da Mata Atlântica (PMMA). A agenda do chefe do Executivo e do diretor-geral da SEMMA, Daniel Caravantes, em Dubai, foi custeada integralmente pela organização da cúpula ambiental. E no encerramento de 2023 Caxias do Sul foi contemplada com mais de R$ 861 mil para projetos ambientais. “Uma iniciativa da SEMMA obteve verba federal para compostagem dos resíduos da poda e supressão de árvores e de agricultura urbana, além da aquisição de equipamentos que serão instalados em todas as escolas municipais”, comemora o secretário.
Fonte: Assessoria de Imprensa