A Assembleia Legislativa homenageou, na tarde desta quarta-feira (13), os policiais militares e bombeiros militares que resgataram uma família cujo veículo estava afundando no rio Piraju, em São Luiz Gonzaga, no dia 15 de outubro de 2021. A homenagem foi uma iniciativa do presidente do parlamento gaúcho, deputado Valdeci Oliveira (PT), que acatou sugestão da vereadora são luizense Ana Barros (PT).
A cerimônia, que ocorreu na Sala da Presidência do Poder Legislativo, reuniu as principais autoridades da segurança pública do Rio Grande do Sul, que se somaram ao reconhecimento ao ato de bravura do primeiro-tenente Marco Antônio Perini e dos soldados Sandro Rogério Vilanova, Júnior de Araújo Pez e Maicon de Matos Alves, todos integrantes do 14º Batalhão da Polícia Militar de São Luiz Gonzaga, e dos soldados bombeiros militares Fábio Augusto Figueiredo e Daniel Garcia da Rosa, do 11º Batalhão de Bombeiros Militares de São Luiz Gonzaga. Os homenageados receberam uma placa e foram surpreendidos com um pedido do presidente da Assembleia endereçado aos seus comandantes para que seja incluído um voto de louvor em suas fichas funcionais.
Valdeci Oliveira declarou que a homenagem não é só do parlamento, mas da sociedade gaúcha. “A ação para salvar vidas tem que ser aplaudida, reconhecida e valorizada. Em nome de todo o parlamento, independente de diferenças políticas ou ideológicas, quero expressar nossa gratidão pelo trabalho que vocês fizeram, mesmo colocando a própria vida em risco”, enfatizou.
O parlamentar lembrou ainda que, normalmente, os fatos negativos são mais disseminados, mas que as ações positivas, como o episódio que ocorreu no município missioneiro, precisam ser valorizadas e reconhecidas. Valdeci afirmou que o parlamento está à disposição para colaborar para melhorar as condições de trabalho das forças de segurança, que enfrentam organizações cada vez mais poderosas, e que considera que os recursos destinados ao setor não devem ser encarados como custos, mas como investimentos para que toda a sociedade tenha tranquilidade para produzir e viver em paz.
O secretário de Segurança Pública, Vanius César Santarosa, disse que a atuação dos homenageados é motivo de orgulho para as corporações e que “cada vida salva demonstra que os investimentos em segurança pública valem a pena”. Ressaltou também que o reconhecimento do parlamento se estende a todos os operadores da segurança, que honram o juramento que fizeram “protegendo a sociedade com o risco à própria vida”.
O comandante-geral da Brigada Militar, coronel Cláudio dos Santos Feoli, afirmou que os soldados que participaram do salvamento são “pessoas comuns, que fazem coisas extraordinárias e personificam nosso juramento na medida em que vão em direção à fonte do perigo”. “Nosso cotidiano não é publicizado, mas todos os dias há intervenções que envolvem risco de vida. Para ter uma ideia, há cinco confrontos armados por dia no Rio Grande do Sul, que totalizam cerca de 1500 por ano. No entanto, a sociedade só fica sabendo dos que deram errados e que não enchem uma mão. Os atos meritórios não ganham publicidade”, apontou.
Já o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Luiz Neves Soares Júnior, ressaltou que a Assembleia Legislativa, ao prestar a homenagem, está dando visibilidade a rostos anônimos que todos os dias põem suas vidas em risco em inúmeras ocorrências pelo estado afora. Ele afirmou também que o sucesso da operação em São Luiz Gonzaga foi fruto da bravura, do treinamento, da serenidade, da dedicação e do discernimento dos profissionais envolvidos.
Em nome dos soldados da BM, o primeiro-tenente Mauro Antônio Perini agradeceu a homenagem e atribuiu o êxito do salvamento ao trabalho em equipe, que foi fundamental para superar as dificuldades que enfrentaram. Pelos bombeiros militares, o soldado Fábio Augusto de Oliveira Figueiredo disse que, apesar de não serem heróis, estão sempre prontos para ajudar e procurando aprender sempre mais para colaborar com a comunidade.
Relembre o caso: Família é resgatada de veículo que afundou no rio Piraju, em São Luiz Gonzaga
Fonte: Assembleia Legislativa