OFICIALIZADO

Apresentado pelo Caxias, Fernando Marchiori projeta temporada atípica em 2026

Profissional chega ao clube com acessos à Série B no currículo, junto de dois auxiliares

Fotos: Vitor Soccol/S.E.R. Caxias
Fotos: Vitor Soccol/S.E.R. Caxias

O técnico Fernando Marchiori foi oficialmente apresentado pelo Caxias na manhã desta segunda-feira (3), no Estádio Centenário. O profissional de 46 anos chega ao clube acompanhado de seus dois auxiliares, Carlos Azevedo e Carlos Gregório. O restante da comissão será composta por profissionais do próprio grená, com mais um auxiliar Jeferson Ribeiro, preparador físico e preparador de goleiros. 

Na primeira fala no Estádio Centenário, o treinador afirmou que, nos últimos dias, têm focado em entender os propósitos do clube na próxima temporada. Ele chegou na última sexta-feira em Caxias do Sul e está conhecendo a estrutura grená.

Elenco para 2026

Marchiori acredita que o próximo ano seja atípico dentro do que normalmente é praticado no futebol brasileiro, por conta da Copa do Mundo. Para ele, os calendários serão reduzidos e, por isso, os clubes terão problemas para manter um elenco durante todo o ano.

“Tem que ter um elenco robusto, que dê opções, porque são várias competições. Precisamos ter uma parte estrutural que no mínimo seja organizada, fortalecida e dê uma sustentação”, explicou.

O treinador afirmou que já estão sendo realizadas conversas diárias entre ele e a direção de futebol para decidir sobre saídas e chegadas de novos jogadores. Pensando a longo prazo, e não apenas no Gauchão, um dos primeiros passos será mapear os jogadores que estão com contrato com outros clubes nos estaduais e realizar o acerto de pré-contratos para a sequência da temporada.

“Atletas que caibam no nosso orçamento, que entendam o que é o Caxias e nossa torcida, e que sejam bons profissionais”, disse o técnico.

Currículo com acessos

A carreira de Fernando Marchiori é marcada por conquistas importantes em diversos clubes do futebol brasileiro, incluindo acessos nacionais. Pelo ABC, subiu para a Série B em 2022, foi Campeão Potiguar e Vice-Campeão Brasileiro. Como auxiliar técnico, também alcançou o acesso à segunda divisão com o Luverdense.

Além disso, acumula acessos nos estaduais pelo Maringá em 2017, pelo Santo André em 2019 e pelo Primavera em 2025. Também possui passagens por Cuiabá, Água Santa, Portuguesa, Oeste, Náutico e Sampaio Corrêa.