Durante uma transmissão nas redes sociais, na noite do domingo (5), o deputado federal caxiense Mauricio Marcon/Podemos, usou algumas metáforas com o estado da Bahia, comparou com o Haiti, e usou palavras “um estado que é lugar sujo” e de “pobreza”.
“A gente teve lá na Bahia, é um Haiti assim, não tem explicação. É uma pobreza, é tudo pichado, é sujo. E é uma área turística. A gente fica imaginando onde não é”, disse Marcon na live.
As declarações aconteceram quando o parlamentar falava sobre a votação obtida pelo presidente Lula (PT) no estado nordestino. O petista obteve 72% dos votos válidos na Bahia, perdendo somente em dois dos 417 municípios. As declarações causaram diversas reações, entre elas, do ex-ministro do STF, Joaquim Barbosa, de deputados de esquerda, inclusive com registro de boletim de ocorrência.
Em nota nas redes sociais, Marcon afirmou que a declaração dele foi “maldosamente distorcida por grupos e pessoas que visam única e exclusivamente destruir a imagem de quem pensa diferente”. O deputado alega que tem “admiração e respeito” pelo povo da Bahia e que sua fala foi para “alertar e trazer ao público o quanto este estado merece atenção e cuidado”.
Nota de Esclarecimento do Deputado Federal Mauricio Marcon
Manifestação do Governador da Bahia
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), se pronunciou nesta quarta-feira (8) sobre o vídeo em que um político chama o estado de ‘pobre’ e ‘sujo’. O conteúdo foi postado nas redes sociais pelo deputado federal pelo Rio Grande do Sul, Mauricio Marcon (Podemos), e teve repercussão negativa na Bahia durante a semana.
“A gente sabe o valor que o nordeste e a Bahia têm. Ele vai responder na Justiça”, disse Jerônimo.
O governador não especificou se o Estado já acionou ou se irá acionar a Justiça. Além do governador, o secretário de Cultura, Bruno Monteiro, comentou o caso. Ele classificou as falas como preconceituosas e odiosas.
“Sujeira é o preconceito, o ódio. Sujeira é tentar dividir o Brasil ou dividir a humanidade como se fôssemos classes diferentes de seres humanos. Nós não aceitamos mais isso e eu espero que esse deputado seja punido por essas declarações xenófobas e extremamente preconceituosas”, disse.
Manifestação do ex-ministro do STF Joaquim Barbosa
O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, mandou um recado ao parlamentar após as falas preconceituosas. Pelo Twitter, o magistrado orientou que Macron buscasse ‘instrução’ e conhecesse direito a Bahia.
“Caro deputado Marcon: instrua-se, eduque-se, retenha essa baba ofídico-peçonhenta que emana da tua boca, seiva da violência que grassa em nosso país. Conheça direito a Bahia, o seu peso histórico, a sua estupenda arte, as suas magníficas igrejas e a sua contribuição para a formação da nacionalidade brasileira”, escreveu Barbosa.
Deputado do PT registra boletim de ocorrência
O deputado estadual Leonel Radde (PT-RS) foi além e registrou, nesta terça-feira (7), um boletim de ocorrência (BO) contra Maurício Marcon por declarações xenofóbicas preconceituosas contra o Nordeste. Em sua conta no Twitter, Radde afirmou que a fala de Marcon está repleta de “ofensas aos nordestinos” e refletem “o racismo e o preconceito”.
“Registramos Boletim de Ocorrência contra o Deputado Federal pelo RS Maurício Marcon que proferiu diversas ofensas aos nordestinos, com falas racistas e repletas de preconceitos. Não é possível que o nosso país possa conviver com esse tipo de racista na política! Fascista. Não é possível que o nosso país possa conviver com esse tipo de racista na política!”, completou Radde.