Após um hiato de nove anos fora do calendário de Caxias do Sul, será realizada a retomada do Horti Serra Gaúcha, em 2024. Na última edição, em 2015, a programação que conjuga uma série de atividades em torno do cultivo de frutas e hortaliças, inovação, tecnologia e gestão no campo atraiu mais de 10 mil pessoas em apenas três dias.
Na retomada, o grande encontro setorial promovido pelo maior polo de produção hortifrutigranjeira do Rio Grande do Sul terá uma amplitude sem precedentes até agora. O evento ocupará um inédito perímetro de sete hectares, no Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa em Vitivinicultura (Cevitis), a antiga Fepagro, em Fazenda Souza. A novidade foi apresentada ao público nesta sexta-feira (10), durante a Festa das Colheitas.
O prefeito Adiló Didomenico ressaltou que tanto o evento quanto o espaço terão papel importante para o desenvolvimento não só de Caxias.
“Temos que pensar global. Toda a região será beneficiada e poderá se desenvolver e qualificar. Não podemos pensar mais só nas quatro linhas do município, quando nos desenvolvemos como região, nos projetamos muito mais”.
O Comitê Organizador do evento é composto por Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (EFASERRA), Emater-RS, Embrapa Uva e Vinho, Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (SEAPI), Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caxias do Sul, Sindicato Rural de Caxias do Sul, Universidade de Caxias do Sul (UCS), tendo à frente a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA).
“Entre os principais objetivos deste grande esforço de retomada do Horti Serra Gaúcha estão a difusão de novas tecnologias, a tecnificação das propriedades rurais, a qualificação dos produtores e o desenvolvimento sustentável da agricultura”, destaca o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Rudimar Menegotto.
O gestor aponta a localização, com proximidade de acesso asfáltico e área relativamente grande e homogênea, com um dos maiores trunfos para a realização do encontro no próximo ano. A data ainda não foi revelada, mas a expectativa é de que situe-se próxima – ou quem sabe, até, simultânea – à Festa da Uva.
O evento contou com diversas autoridades, como representantes da Secretaria Estadual da Agricultura, o deputado estadual Carlos Búrigo, o presidente da Câmara de Vereadores, Zé Dambros, secretários e vereadores, além de integrantes do setor. Técnicos da SMAPA fizeram a apresentação do projeto.