Agro Rural

Após forte chuva, parreiral cai em propriedade de Farroupilha; mais de 80 pessoas ajudam a reerguer

Cerca de 80 pessoas ajudaram a reerguer em um dia, três hectare de parreira

Parreiras desaba
Foto: Simone Zucco/Divulgação


Na última sexta-feira (13), um temporal que caiu na Serra Gaúcha deixou uma família que possui sua propriedade rural na Linha Julieta no interior de Farroupilha, em perplexidade. Visto que, viram três hectares de parreira desabarem.

Amigos da Família Zucco e desconhecidos se comoveram com a situação, e cerca de 80 pessoas fizeram um mutirão no início desta segunda-feira (16), visando auxiliar a reerguer a estrutura das parreiras, minimizando a grande perda.

“Na realidade parreiral foi reerguido todo ontem (16), foi começado de manhã cedo e veio muita gente, muita gente mesmo. Entorno de 80 pessoas estiveram colaborando para ajudar a reerguer esse parreiral, até a gente ficou muito agradecido, porque teve muitas pessoas que vieram. Na hora a gente fica sem saber o que fazer, porque a produção estava quase pronta para ser colhida e em 5 minutos, tu vê que o tempo faz isso e teu parreiral vai todo ao chão” frisa Simone Zucco, filha de Valdir Zucco, proprietário das parreiras.

Há estimativa é que de toda produção das parreiras, cerca de 40% deve ter se perdido, haja visto, que os cachos que se desprenderam não estavam prontos para o comércio e consumo, sendo necessária uma análise das vinícolas parceiras para saber se há alguma possibilidade de aproveitamento.

“Agora está feita uma pequena colheita porque como a uva não fica 100% e a gente depende do tempo pra tudo, pra não correr o risco de acontecer mais alguma coisa, então está sendo colhida mais uma parte da uva, para poder amenizar um pouco o peso que tem em cima do parreiral” finaliza Simone Zucco.

Foto: Simone Zucco/Divulgação
Foto: Simone Zucco/Divulgação
Foto: Simone Zucco/Divulgação
Foto: Simone Zucco/Divulgação