Comportamento

Após dois anos, fiéis voltam a celebrar a Sexta-feira Santa em Caxias do Sul

(Foto: Pamela Jantsch / Grupo RSCOM)
(Foto: Pamela Jantsch / Grupo RSCOM)

Após dois anos, as celebrações da Sexta-feira Santa voltaram a acontecer em Caxias do Sul. Cerca de 3.500 pessoas se reuniram para acompanhar a procissão deste ano na Rua Sinimbu, entre a Rua Dr. Montaury e a Rua Marquês do Herval. A celebração que iniciou pontualmente as 16h, foi ministrada pelo bispo Dom José, que pela primeira vez desde sua chegada em Caxias do Sul em 2019, pode participar de uma procissão, em razão da pandemia.

(Foto: Pamela Jantsch / Grupo RSCOM)

Fiéis saíram em conjunto de diversos pontos como a Paróquia São Pelegrino, São Leonardo Murialdo, Nossa Senhora de Lourdes e Cristo Redentor. Todos se encontraram na Rua Guia Lopes, esquina com a Sinimbu, onde ficaram em concentração até as 15h, saindo assim, todos juntos em direção a Catedral Diocesana de Caxias do Sul.

De acordo com o bispo Dom José, o sentimento de poder participar da sua primeira Sexta-feira Santa em Caxias do Sul foi muito bonito: “Foi um dia que marcou para mim, na realidade, como pastor nessa Diocese, e também para o povo de Deus, que depois de dois anos, pode sair e celebrar sua fé, fazendo essa manifestação pública. Observamos muitas pessoas idosas que viveram com mais força o distanciamento social, e a gente percebe como eles tem necessidade de sair e de se encontrar para realizar essa celebração tão bonita”.

Durante a celebração religiosa, uma unidade móvel de vacinação contra o Covid-19 e a gripe ficou estacionada na praça para quem quisesse se vacinar.

As ruas próximas a Catedral (Sinimbu esquina com a Visconde de Pelotas, Júlio de Castilhos esquina com a Dr. Montaury e Sinimbu esquina com a Guia Lopes), foram bloqueadas durante a procissão. Neste exato momento, as mesmas já foram liberadas.