Esportes

Após comentários, padelista é suspenso pela federação gaúcha

(Imagem: FGPADEL/Redes Sociais)
(Imagem: FGPADEL/Redes Sociais)

Após uma reunião realizada na manhã desta segunda-feira (18), a Federal Gaúcha de Padel (FGPADEL) suspendeu um atleta da modalidade até o final do ano de 2023. Tal medida se deu em virtude de comentários e gestos proferidos por ele durante um campeonato disputado na cidade de São Gabriel, no último final de semana.

O fato teria acontecido antes da final, disputada entre homens e mulheres, com comentários de cunho sexistas para com as atletas Mayra Mega e Julia Petrarca. Bem como gestos feitos por ele pós partida, que foi decidida no tiebreak. Ainda assim, em comunicado oficial, a FGPDAEL informou que monitorará o atleta.

Confira a nota da FGPADEL 

Em decorrência do ocorrido na partida entre atletas da 3ª categoria livre do torneio realizado neste último final de semana na cidade de São Gabriel, a Federação Gaúcha de Padel realizou uma reunião extraordinária na manhã do dia 18 de julho de 2022 e entendeu que as atitudes do pseudo Atleta são totalmente incompatíveis com os princípios de nosso esporte. Os atos e atitudes registradas são de completo desrespeito e não condizem com o espírito esportivo pregado por todos.

Em razão disso, a FGPADEL resolveu que o “atleta” ficará impedido de participar de qualquer evento realizado e organizado por esta entidade durante os anos de 2022 e 2023 e ainda ficará monitorando suas atitudes e caso haja qualquer outro caso de desrespeito, o mesmo será excluído por tempo indeterminado. Além disso, a FGPADEL entende e solicita que TODOS os clubes, sejam eles filiados ou não, adotem a mesma conduta, impedindo o “atleta” de participar de seus eventos pelo período indicado acima.

A FGPADEL aproveita a oportunidade para se solidarizar com as atletas Mayra Mega e Julia Petrarca e dizer que as lastimáveis atitudes deste “atleta” não são pactuadas por esta entidade.

Atualização em 21 de julho

Todavia, na tarde desta quinta-feira (21), a FGPADEL voltou a se posicionar sobre o caso, desta vez, em comunicado emitido pelo atleta envolvido.

Confira a nota do atleta:

Em respeito a todos, homens e mulheres, crianças, jovens e adultos, atletas padelistas, venho por intermédio desta esclarecer o ocorrido no torneio na cidade de São Gabriel-RS e que tomou surpreendente repercussão nas últimas horas.

Primeiramente deixo claro que em nenhum momento tive o intuito de desrespeitar as atletas que lá estavam. Tenho por traço de personalidade ser extrovertido, e no caso do padel não é diferente, tenho amigas que jogam comigo e estamos sempre brincando e provocando uns aos outros de maneira recíproca sem que nunca isto tenha extrapolado o bom senso desportivo. Jamais exporia minha esposa, que é atleta de padel e estava presente na data, minhas amigas que lá estavam, minhas oponentes ou qualquer outra pessoa a uma atitude de hostilidade ou, como se tem falado, machista. Tal postura não condiz com minha educação, com minhas raízes e com meus princípios éticos. Ensinamentos estes que me foram passados pelas grandes mulheres que tenho a sorte de ter em minha vida.

No referido evento, chegamos na fase decisiva na qual enfrentamos uma forte e respeitada dupla feminina. A partida transcorreu de forma justa e tranquila, as brincadeiras foram sempre RECÍPROCAS e jamais houve qualquer tipo de intimidação de minha parte às adversárias.

Por fim, registro através da presente nota, meu mais sincero pedido de DESCULPA pelo ocorrido, e insisto que não houve da minha parte qualquer intenção machista ou de diminuir a luta feminina que tem todo o meu respeito e admiração.