
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abrirá, na próxima terça-feira (26), novo edital para recenseadores em Bento Gonçalves e região. Após duas tentativas, e com baixa adesão da população, o instituto segue com mais de 100 vagas disponíveis para o Censo 2022. As inscrições serão aceitas até quinta-feira (28)
Em entrevista ao Grupo RSCOM, o coordenador operacional do censo no Rio Grande do Sul, Luís Eduardo Puchalski, comentou que a equipe de Bento Gonçalves, por exemplo, conta somente com 40% do efetivo necessário para iniciar as entrevistas e pesquisas na próxima segunda-feira (1º/08). Ele ainda ressaltou que o Censo possui dois grande objetivos: a contagem populacional e identificar de que forma as pessoas vivem.
“Então, desde 2010, nós não realizamos um censo demográfico. Atualizar esses dados é muito importante para aferir a qualidade e eficácia das políticas públicas de qualquer esfera de governo, e também para a iniciativa privada para investimentos em ter um diagnóstico atualizado sobre a situação de vida da população. Participar do Censo é mais que um trabalho, um ato de cidadania.”
Com isso, são diversas as vagas abertas para Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Garibaldi e região, confira abaixo.
Bento Gonçalves: 81 vagas
Boa Vista do Sul: 2 vagas
Carlos Barbosa: 9 vagas
Coronel Pilar: 1 vaga
Garibaldi: 22 vagas
Monte Belo do Sul: 2 vagas
Pinto Bandeira: 1 vaga
Santa Tereza: 1 vaga
Inscrições para recenseadores
As inscrições em Bento Gonçalves deverão ser feitas no posto de coleta do IBGE, na Escola General Bento Gonçalves (Travessa Maceió, 26, Centro). Não há pagamento de taxa, nem realização de provas. A seleção será feita por análise de títulos. O requisito mínimo para o cargo é ter o ensino fundamental completo.
Para dar visibilidade ao processo, o IBGE estará com uma banca na Via del Vino nesta terça-feira (26), onde profissionais do instituto irão divulgar o processo seletivo e prestar informações aos interessados.
Para as demais cidades citadas, as inscrições também serão aceitas exclusivamente de forma presencial. E, os interessados podem saber onde se dirigir clicando aqui (após a publicação do edital, os locais estão disponíveis).
Em tempo, as candidaturas serão aceitas até quinta-feira (28)
Valores
Os recenseadores são remunerados por produtividade, de acordo com a quantidade de residências visitadas e pessoas recenseadas, considerando ainda a taxa de remuneração de cada setor censitário, o tipo de questionário preenchido (básico ou amostra) e o registro no controle da coleta de dados. O IBGE disponibiliza um simulador para que os interessados possam estimar quanto irão receber.