
Em coletiva realizada na manhã desta quinta-feira (21) no Centro de Atendimento ao Cidadão, o prefeito, Pedro Pedrozo, nomeou a nova secretária da Saúde de Farroupilha. Vanessa Zardo, que já trabalhava na pasta desde 2016, assume a vaga que era ocupada pelo ex-prefeito Claiton Gonçalves.
Em suas primeiras falas como titular da pasta, Vanessa afirmou que durante sua gestão, seguirá com o trabalho que estava sendo feito previamente. Porém, que o seu único foco não será a pandemia.
“Estamos bem alinhados, nosso foco é a pandemia, mas também na volta de alguns serviços, pois a população não deixa de ficar doente de outras coisas. Nosso trabalho é muito transparente, de muita conversa com a comunidade, sendo transparente no que está acontecendo”, disse.
Ela afirmou que haverá a manutenção do serviço telefônico que faz uma triagem das localidades e encaminhamento dos pacientes para a UPA Coronavirus. O serviço evita que haja uma superlotação no Hospital São Carlos.
“Nós encaminhamos os pacientes com algum sintoma para estes locais para que eles tenham seu atendimento e haja a notificação de casos do coronavirus. Então este trabalho foi de extrema importância para que não superlotássemos o São Carlos. Deixando que o hospital dispusesse maior atenção aos pacientes mais graves”.
Farroupilha, que é, atualmente, a cidade da serra que mais aplica testes rápidos para o Covid-19, fez a compra de mais 11 mil unidades. As UBS estão sendo capacitadas para realizarem a testagem dos casos suspeitos e assim possuir uma estatística precisa e própria da situação do coronavírus no município. O trabalho da secretária tem possibilitado que o sistema de saúde da cidade consiga atender aos casos mais graves.
“Hoje, nós estamos tendo um alinhamento da curva, isso quer dizer que o nosso sistema de saúde vai conseguir dar conta do que está acontecendo. Se Farroupilha trabalhar corretamente e a região também, pois é um trabalho de Brasil, mas também da nossa região. Nós ainda estamos aguardando os dez leitos do Ministério da Saúde”, disse ela.
Durante a coletiva, a nova secretária revelou também que fará uma reunião com a equipe do Hospital São Carlos para que sejam retomadas as cirurgias eletivas.
“Pretendemos retomar o serviço, mas com o cuidado para não superlotar o hospital, muito menos a UTI, já que a unidade de tratamento intensivo é de utilização regional”.