Últimas notícias

Anuário Arquitetura e Design da Serra Gaúcha ilustra a força do setor na economia

Há 11 anos o Anuário faz um retrato atualizado do mercado apresentando as tendências, as empresas mais atuantes e os profissionais que mais de destacam.

(Foto: Lilian Donadelli)
(Foto: Lilian Donadelli)

A admiração à arte e à ciência que envolvem a criação de projetos arquitetônicos e de design originou, há 11 anos, o Anuário Arquitetura e Design da Serra Gaúcha. Elaborado pela Editora Audaz, a ideia nasceu da carência de materiais gráficos que enaltecessem o trabalho dos profissionais da área, tornado como missão criar uma publicação anual que fosse referência.

Conforme o diretor geral do Anuário, Luis Gustavo Gelmini Portinho, no decorrer desses anos, o livro se solidificou e acabou ganhando novos horizontes.

“Iniciamos a ideia deste Anuário com uma revista que tínhamos em Garibaldi e, dentro dela, havia um especial de arquitetura, que começou a expandir até o projeto virar um livro. Inicialmente, começamos pela Serra Gaúcha e hoje, já produzimos também um anuário geral do Rio Grande do Soul e outro do Norte e noroeste do Estado”, comemora o diretor.

A edição 2021 conta com 110 projetos de 77 arquitetos e designers, apresentando as tendências, as empresas mais atuantes e os profissionais que mais de destacam. O material está disponível para compra nas principais livrarias do RS e através do Instagram.

Segundo Portinho, num ano pandêmico, onde as pessoas têm passado a maior parte do seu tempo de lazer dentro de casa, pode-se ver um crescimento no setor da construção civil.

“A gente se propõe a ser um retrato impresso do que foi o mercado naquele ano. O que percebemos é que a arquitetura e da decoração, assim como a construção civil, estão vivendo um momento de esplendor. Podem ser observadas as vendas mais altas da história. Compreendemos que há setores completamente dizimados pela pandemia, mas este foi um segmento que cresceu”, destaca Portinho.

No contexto de um dos momentos mais críticos dos últimos tempos, o livro se apresenta também uma capa que teve como cor escolhida a verde, em homenagem ao trabalho dos profissionais da saúde.

A obra é a única no Estado a ter um processo seletivo do conteúdo publicado. Através de um convênio cm a FSG – Faculdade da Serra Gaúcha, professores dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de interiores foram uma banca avaliadora que classifica os projetos com base em critérios definidos em um Edital.

Os projetos são inscritos através do site do anuário. Os engenheiros, arquitetos e designers de interiores que desejam participar da próxima publicação podem se inscrever no processo classificatório até o dia 9 de abril.