Polícia

Antigo prédio da DPPA de Passo Fundo será demolido

A sua estrutura foi condenada e interditada ainda em 2019

Foto: Rádio Uirapuru
Foto: Rádio Uirapuru

O prédio que sediava a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Passo Fundo teve a sua estrutura condenada e interditada ainda em 2019. O imóvel fica na Avenida César Santos, no bairro Petrópolis. Por conta de problemas estruturais o prédio, que era considerado novo, precisou ser interditado para evitar acidentes. Desde então a DPPA operou por um tempo de forma improvisada na 1ª Delegacia de Polícia até que o novo prédio da DPPA, construído na Avenida Brasil, próximo ao Stok Center da Petrópolis, ficasse pronto.

A nova estrutura foi construída pela iniciativa privada e o Estado paga aluguel pelo espaço. Muitos rumores surgiram em relação ao destino do antigo prédio da DPPA, mas até agora nada foi feito com a estrutura. Conforme o delegado regional da Polícia Civil, Adroaldo Schenkel, a estrutura da avenida César Santos foi iniciada, mas nunca foi concluída. O prédio tinha como objetivo abrigar pelo menos três delegacias, no entanto isso nunca ocorreu.

Conforme Schenkel, uma vistoria no local registrou alto risco de desabamento e recomentou imediata desocupação do imóvel. O delegado explica que uma delegacia de pronto atendimento, que atende 24 horas, precisa de uma estrutura específica e, por isso, um novo espaço precisou ser alugado.

Em relação ao prédio antigo da DPPA, o delegado Adroaldo Schenkel disse que entidades e autoridades do município tentaram buscar uma reforma e salvar a estrutura, no entanto o laudo pericial do local indica que terá de ser demolido. Atualmente, são quatro delegacias pagando aluguel em Passo Fundo, enquanto o prédio que foi construído para abrigar todas elas, está condenado.

Conforme o delegado regional, a Polícia Civil e o Governo do Estado estão buscando dar um destino para o antigo prédio da DPPA. No momento se trabalha com duas possibilidades: a demolição da estrutura e o aproveitamento do terreno para a construção de um novo prédio para as delegacias de Passo Fundo ou então, vender o espaço para iniciativa privada, em troca da construção de um novo prédio, através de permuta.

Fonte: Rádio Uirapuru